Vagas de emprego no Enem: Inep abre inscrição para professores; saiba os requisitos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) está com chamada pública aberta para contratação de profissionais, a fim de elaborar e revisar itens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (05), e vão até o dia 18 de outubro.

Vagas de emprego no Enem: Inep abre inscrição para professores; saiba os requisitos
Vagas de emprego no Enem: Inep abre inscrição para professores; saiba os requisitos (Imagem: Reprodução Google)

Conforme edital publicado no Diário Oficial da União, o objetivo do processo seletivo é o credenciamento de candidatos para compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI). 

Entre os requisitos necessários estão ser docente como servidor, seja efetivo/concursado, ativo ou inativo, de qualquer nível de ensino. Ademais, também é preciso ter aptidão para elaboração e revisão técnico-pedagógica de itens.

Além disso, é necessário ter conhecimentos em informática. Também, não ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, da CAPES, do INEP, do FNDE, do CNPq e da FINEP. 

Outrossim, durante o processo seletivo, a classificação dos profissionais se dará por ordem em que os selecionados forem convocados para as capacitações. De acordo com o edital, em caso de empate entre os candidatos, serão avaliados como critério de desempate, seguindo a ordem:

  1. maior pontuação em experiência docente;
  2. maior pontuação em experiência em elaboração ou revisão de itens; 
  3. maior pontuação em formação acadêmica; 
  4. maior idade. 

Em relação à formação, há chances para licenciados e bacharelados em Artes ou Educação Artística. Letras Português ou Linguística, Letras Inglês, Letras Espanhol. Além disso, Educação Física, Matemática, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. 

Inscrições para chamada 

Os candidatos devem ficar atentos ao edital do Inep. A fim de verificarem todos os requisitos e anexos necessários para participar do processo seletivo. Aliás, as inscrições poderão ser feitas no link http://bni.inep.gov.br/inscricao/, a partir do dia 5 de outubro até o dia 18 de outubro. 

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 13 de outubro. Já a classificação final para o dia 04 de dezembro de 2020.

Cronograma da chamada pública do INEP:

Atividades Período
Cadastramento dos colaboradores 05 a 18 de outubro
Divulgação do resultado preliminar até o dia 13 de novembro de 2020
Período de interposição de recursos até o dia 17 de novembro de 2020
Divulgação final dos classificados até o dia 04 de dezembro de 2020