Receita Federal pagou último lote da restituição do IR 2020 em setembro; veja como consultar

Na última quarta-feira (30), a Receita Federal depositou o quinto e último lote das restituições do Imposto de Renda (IR) 2020. Serão creditados cerca de R$ 4,3 bilhões, distribuídos para 3.199.567. Os valores serão depositados em contas bancárias indicadas pelos contribuintes.

Receita Federal paga último lote da restituição do IR 2020 em setembro; veja como consultar
Receita Federal pagou último lote da restituição do IR 2020 em setembro; veja como consultar (Imagem: Reprodução Google)

Além disso, a Receita também está disponibilizando para os contribuintes um aplicativo voltado para aparelhos eletrônicos como tablet e smartphone. Desse modo, a restituição ficará disponibilizada no banco em um período de um ano.

Assim, caso o contribuinte não faça o resgate dentro desse período, deverá requerer a restituição através da internet. 

Ademais, neste ano a Receita Federal antecipou o começo da restituição. Em contrapartida, houve uma redução do número de lotes, que antes eram sete e agora passou para cinco. Portanto, as pessoas que possuem direito à restituição, recebem o valor mais rapidamente. 

Aliás, anteriormente, os pagamentos eram realizados aproximadamente no mês de junho. Já em 2020, o valor começou a ser pago a partir do dia 29 de maio. 

Como consultar o Imposto de Renda (IR)?

Sendo assim, para consultar o Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e, em seguida, acessar o menu, na parte superior esquerda do site. Logo após, em “assuntos”, é preciso clicar em “IRPF” e, depois, em 2020. 

Na parte de “Restituição”, o contribuinte deve acessar “Consulta à Restituição”. Assim, surgirá uma nova página, onde será preciso preencher o CPF, data de nascimento, e o código para acesso.

Além disso, também há a possibilidade de realizar a consulta da restituição do Imposto de Renda ligando para o telefone 146 ou, também, por meio do aplicativo

Aliás, ao realizar a consulta, o contribuinte receberá alguma das mensagens abaixo:

  • que foi contemplado e está apto a receber a restituição;
  • que a declaração está na fila de “restituição”, isto é, está tudo correto, aguardando apenas a liberação
  • ou que está em “processamento” ou na “fila de espera”.

E se não pagarem?

Neste caso, se o contribuinte possui direito à restituição, porém o valor não foi creditado, o mesmo deve entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil.

Também é possível ligar para a Central de Atendimentos nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!