A ferramenta Pix é a nova tecnologia que irá efetuar pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central (BC) com o objetivo de facilitar as transações financeiras, e começará a funcionar a partir do dia 16 de novembro, sendo ativada para os usuários que a aderirem. Saiba mais sobre o Pix logo abaixo e tire suas dúvidas.
O que é o Pix?
É o novo sistema de pagamentos e transferências pensado pelo BC para facilitar transações financeiras. Não é um aplicativo e nem um banco novo, pois ele realiza sua função com ligação às contas que o usuário já tenha em alguma instituição financeira.
A projeção feita pelo mercado é que o sistema substitua DOCs e TEDs, por ser gratuito e disponível a qualquer momento, fazendo com que as transações sejam feitas instantaneamente.
Para que serve o Pix?
Ele tem como função transferir dinheiro, seja entre pessoas físicas ou jurídicas, e receber pagamentos.
Os pagamentos podem ser feitos através do aplicativo da instituição bancária do consumidor, sem a necessidade de dinheiro, cartão de credito ou boleto. Os órgãos governamentais também vão aderir ao Pix, com o intuito dos cidadãos pagarem contas e tributos instantaneamente.
Como realizar o cadastro?
O cadastramento dos usuários iniciará dia 5 de outubro, porém vários bancos já estão realizando o pré-cadastro de seus clientes, o qual pode ser feito através do site ou aplicativo da instituição bancária.
O que é a Chave Pix?
É a identificação do usuário no sistema, ela pode ser o número de CPF, e-mail, número de telefone ou um código de números e letras aleatório chamado EVP.
Em cada conta é possível ter até cinco chaves diferentes destinadas a ela. Também é possível ativar o Pix em diversas contas de bancos que o usuário tenha, porém é necessário usar diferentes chaves para cada conta.
É possível usar a mesma chave em vários bancos?
A pessoa física tem a possibilidade de ter chaves em mais de um banco, porém só pode existir uma chave por instituição. Ao cadastrar o CPF em uma determinada instituição, ele só pode ser usado como chave naquele banco, por exemplo.