Itaú Unibanco irá oferecer o PIX como a principal ferramenta de pagamentos aos clientes

O Itaú Unibanco irá oferecer o PIX como a principal ferramenta de pagamento aos seus clientes, mesmo que o banco perca receita com o ato. “A perda de receita com TED/DOC é pouco relevante, eles representam menos de 1% da receita do banco com serviços”, afirmou Carlos Eduardo Peyser, open banking da instituição.

publicidade
Itaú Unibanco irá oferecer o PIX como a principal ferramenta de pagamentos aos clientes
Itaú Unibanco irá oferecer o PIX como a principal ferramenta de pagamentos aos clientes (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

Segundo Peyser, o PIX trará uma série de oportunidades para o Itaú, como a carteira Iti, que ganhará mais adeptos com a nova modalidade de pagamento, pois poderá ser aceita em qualquer estabelecimento. As maquininhas da Rede também processarão transações do PIX, além das operações que já faz com cartões.

O Itaú também vê a chance de oferecer serviços a empresas não financeiras que irão querer se conectar a nova solução de pagamentos e ganhar dinheiro atendendo esses clientes.

“Vai ter um fluxo grande de dinheiro passando pelo banco, o que permite ganhos financeiros, e o banco também vai poder prestar outros serviços como oferta de cartão ou crediário para os clientes deles [dessas empresas não financeiras]”, disse Peyser.

O que é o PIX?

É uma nova modalidade de pagamentos criada pelo Banco Central que estará disponível a partir do dia 16 de novembro, prometendo agilidade nas transferências e pagamentos instantâneos de contas.

Ao contrário do TED, DOC e boletos que têm restrições de valores, cobrança de taxas e podem levar dias para ser realizado, o PIX permitirá transferências e pagamentos 24 horas por dia, sete dias da semana, dando mais facilidade para os clientes, inclusive em feriados.

As transações poderão ser feitas, por exemplo, às 23h de um domingo e, concluídas em segundos. O custo da aplicação será gratuito para pessoas físicas e com custo baixo para as empresas.

Todos vão querer o seu PIX

Todos os bancos e instituições financeiras que possuem mais de 500 mil clientes deverão oferecer o PIX como forma de pagamento através de seus aplicativos e serviços digitais. Instituições como o próprio Itaú, o PicPay, Banco Inter, Neon e Nubank se anteciparam e deram início ao pré-cadastro de seus clientes interessados nas chaves PIX.

AvatarGuilherme Moreira
Guilherme Moreira é formado em Criação e Produção Audiovisual pelo CBM (Centro Universitário Barão de Mauá). Atuou como roteirista, produtor e editor do SBT interior e na redação de blogs e sites informativos. Atualmente, trabalha como social media e redator do portal FDR. |  Instagram @guimemoreira