PIX: Nubank inicia registro das chaves na próxima semana; tire suas dúvidas aqui

O Pix é uma nova modalidade de pagamentos criada pelo Banco Central que estará disponível a partir do dia 16 de novembro, prometendo agilidade nas transferências e pagamentos instantâneos de contas. Porém, à partir da próxima semana, poderão ser feitos os registros e confirmados os pré registros das chaves nas instituições desejadas.

PIX: Nubank inicia registro das chaves na próxima semana; tire suas dúvidas aqui
PIX: Nubank inicia registro das chaves na próxima semana; tire suas dúvidas aqui (Imagem: Reprodução/Google)

O que é o PIX?

A chave PIX é como um “apelido” para a conta do seu banco, o único dado vinculado à sua conta que você precisará compartilhar para receber transferências ou pagamentos. Não será mais necessário anotar ou informar todos os seus dados pessoais e bancários para transações.

A chave PIX pode ser o seu CPF, número de telefone, e-mail ou uma chave aleatória, gerada no próprio app de sua instituição.

Ao contrário do TED, DOC e boletos que têm restrições de valores, cobrança de taxas e podem levar dias para ser realizado, o PIX permitirá transferências e pagamentos 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive em feriados.

As transações poderão ser feitas, por exemplo, às 23h de um domingo e, concluídas em segundos. O custo da aplicação será gratuito para pessoas físicas e com custo baixo para as empresas. Tudo isso proporcionará mais facilidade e agilidade aos usuários.

O que acontece dia 5 de outubro?

Neste dia será possível registrar as chaves PIX no sistema do Banco Central. Todas as instituições que haviam disponibilizado um pré registro irão confirmar seu interesse e depois enviar os pedidos para o registro. Quem não participou do pré registro e quiser registrar uma chave PIX, poderá fazê-lo nesta data direto no app ou site da sua instituição.

Posso utilizar, por exemplo, meu CPF como chave em várias instituições?

Não. Se você efetuar o pré registro de seu CPF em três instituições, as três poderão confirmar o registro dia 5 de outubro, mas ele só poderá ser adicionado a uma conta. A primeira instituição na qual você confirmar o registro de uma chave com o CPF, será enviado para o Banco Central gerando vínculo dele à sua conta.

Se depois de gerada essa chave, o usuário confirmar o pré registro dessa mesma chave (CPF) em outra instituição, poderá ocorrer um processo de portabilidade de chave, em que é realizada uma mudança da conta à qual a chave está vinculada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!