FGTS: Vale a pena antecipar três parcelas do saque aniversário?

PONTOS CHAVES

  • Antecipação do FGTS já está disponível para trabalhadores 
  • Interessados podem fazer suas solicitações pelo celular
  • Proposta é mais interessante em comparação com demais serviços bancários

Trabalhadores passam a contar com novas formas de empréstimo por meio do FGTS. Se você aderiu ao saque aniversário deve estar ciente de que agora é possível antecipar até três parcelas do benefício como medida de contenção de crise econômica para com o novo coronavírus. A permissão foi concedida pelo governo federal e já está em vigor. Abaixo, te explicaremos quando vale apena aderir a proposta.  

FGTS: Vale a pena antecipar três parcelas do saque aniversário? (Imagem: Reprodução Google)
FGTS: Vale a pena antecipar três parcelas do saque aniversário? (Imagem: Reprodução Google)

A primeira coisa a se saber é sobre o funcionamento do saque aniversário. Trata-se de uma nova modalidade do FGTS, desenvolvida pelo governo Jair Bolsonaro, que permite que os cidadãos façam retiradas anuais de seus fundos de garantia.

O valor concedido varia de acordo com o saldo presente, mas deve levar em consideração o piso nacional.  

De acordo com as normas do saque aniversário, anualmente, sempre no mês de nascimento do segurado, ele poderá fazer uma retirada sem levar em consideração demais modalidades como o saque emergencial, compra de imóveis ou situações de emergência autorizadas pelo programa.

Desse modo, o cidadão passa a ter acesso mais fácil aos valores acumulados ao longo de sua jornada de trabalho.  

Sobre a antecipação do saque aniversário 

A decisão de antecipação das parcelas, no entanto, foi elaborada este ano mediante a crise econômica motivada pelo novo coronavírus.

A ideia do governo foi permitir que os cidadãos tivessem acesso aos seus próprios recursos para assim conseguem garantir suas circulações financeiras sem depender de vínculos com grandes instituições bancárias. 

Dessa forma, o segurado que desejar um empréstimo pode recorrer ao próprio FGTS como garantia de pagamento. Sendo assim, não há risco de dívida ou inadimplência bancária, tendo em vista que o dinheiro utilizado é do próprio titular do programa.  

FGTS: Vale a pena antecipar três parcelas do saque aniversário? (Imagem: Reprodução Google)
FGTS: Vale a pena antecipar três parcelas do saque aniversário? (Imagem: Reprodução Google)

Como solicitar a antecipação 

Para poder ter acesso ao benefício você deve acessar o aplicativo do FGTS e na categoria saque aniversário formalizar o interesse de antecipar os pagamentos.

É válido ressaltar que, fazendo isto, durante os próximos três anos não será possível ter acesso aos valores de seu fundo de garantia, sendo confirmado o pagamento prévio das três parcelas.  

O procedimento é simples e automático e não precisa que o cidadão vá até uma agência bancária para assinar contrato.

Sendo informado o seu interesse, na data de pagamento prevista, o cidadão deverá receber o valor solicitado mediante o cálculo levando em consideração seu saldo total.   A quantia máxima concedida será de até R$ 3 mil por cidadão.  

Quando vale a pena aderir a proposta?  

Muitos têm se questionado sobre os entraves desta decisão. Para aqueles que estão com dívidas em aberto e não há possibilidade de levantar recursos, a antecipação do saque é uma ótima oportunidade tendo em vista que não implicará em novas dívidas com instituições bancárias.  

Já no caso daqueles que desejam ter acesso ao valor para situações menos emergenciais, como aquisição de algum bem, viagem, entre outras coisas, não se recomenda. Tendo em vista o atual cenário econômico é preciso guardar recursos para possíveis emergências.  

Atualmente, o país se encontra em uma grande fase de instabilidade financeira, então o cidadão que pode obter dinheiro em reserva deve priorizar tal decisão.  

Para decidir se é válido ou não aderir ao empréstimo, leve sempre em consideração sua atual realidade financeira. Em comparação com a solicitação de demais bancos, a solicitação pelo FGTS parece positiva pois há menores implicações de perdas financeiras.  

Porém, lembre-se de que o valor retirado não poderá ser devolvido pelo governo federal, tendo em vista que a forma de acúmulo do FGTS se dá mediante aos pagamentos relacionados as contribuições enquanto trabalhador CLT.  

Em caso de dúvidas ou demais questionamentos, basta entrar em contato com a Caixa Econômica Federal que vem esclarecendo essas questões burocráticas. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.