Como posso fazer minha inscrição no Sisu 2021?

Atenção vestibulandos, cronogramas acadêmicos são modificados mediante a pandemia do novo coronavírus. Quem vai prestar o vestibular este ano deve ficar atento as alterações de datas e normas nas aplicações dos exames e seleções públicas. Para aqueles que forem tentar o Sisu 2021, o calendário foi modificado e as convocações só poderão ser feitas a partir do mês de fevereiro. Entenda. 

Como posso conseguir inscrição no Sisu 2021? (Imagem: Google)
Como posso fazer minha inscrição no Sisu 2021? (Imagem: Google)

A chegada do covid-19 modificou, entre outras coisas, o cronograma as atividades acadêmicas. Deste modo, para aqueles que irão fazer o Enem 2020, as provas precisaram ser remarcadas para o mês de janeiro de 2021 e acontecerão em duas modalidades. Adiando assim o prazo de seleção do Sisu.  

A primeira versão do Enem será a impressa que ocorrerá entre os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já a segunda diz respeito a primeira edição digital marcada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.  

Porém, é válido ressaltar que ainda no mês de fevereiro haverá uma reaplicação do exame, entre os dias 24 e 25, para tentar reduzir as desistências ou faltas por covid.

Dessa forma, acredita-se que o calendário do Sisu 2021 só será publicado a partir do mês de março ou abril, a depender do tempo determinado pelo Ministério da Educação para a correção das provas.  

Sobre o Sisu 2021  

A expectativa para o próximo ano é de que mais de 120 instituições públicas participem, totalizando cerca de 220.000 vagas para a seleção.

O processo de inscrição deverá seguir o mesmo modelo, sendo realizado pelo site do mec (https://sisu.mec.gov.br/#/) após a divulgação das notas do Enem.  

Para poder participar é preciso se enquadrar nas seguintes normas:  

  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, seja Impresso ou Digital; 
  • Obter nota na redação diferente de zero; 
  • Não ter participado do Enem na condição de “treineiro”. 

Classificação  

Já a classificação leva em consideração os seguintes critérios a depender do curso escolhido:  

  • Maior nota na redação; 
  • Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; 
  • Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.