Como posso fazer minha inscrição no Sisu 2021?

Atenção vestibulandos, cronogramas acadêmicos são modificados mediante a pandemia do novo coronavírus. Quem vai prestar o vestibular este ano deve ficar atento as alterações de datas e normas nas aplicações dos exames e seleções públicas. Para aqueles que forem tentar o Sisu 2021, o calendário foi modificado e as convocações só poderão ser feitas a partir do mês de fevereiro. Entenda. 

Como posso conseguir inscrição no Sisu 2021? (Imagem: Google)
Como posso fazer minha inscrição no Sisu 2021? (Imagem: Google)

A chegada do covid-19 modificou, entre outras coisas, o cronograma as atividades acadêmicas. Deste modo, para aqueles que irão fazer o Enem 2020, as provas precisaram ser remarcadas para o mês de janeiro de 2021 e acontecerão em duas modalidades. Adiando assim o prazo de seleção do Sisu.  

A primeira versão do Enem será a impressa que ocorrerá entre os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já a segunda diz respeito a primeira edição digital marcada para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.  

Porém, é válido ressaltar que ainda no mês de fevereiro haverá uma reaplicação do exame, entre os dias 24 e 25, para tentar reduzir as desistências ou faltas por covid.

Dessa forma, acredita-se que o calendário do Sisu 2021 só será publicado a partir do mês de março ou abril, a depender do tempo determinado pelo Ministério da Educação para a correção das provas.  

Sobre o Sisu 2021  

A expectativa para o próximo ano é de que mais de 120 instituições públicas participem, totalizando cerca de 220.000 vagas para a seleção.

O processo de inscrição deverá seguir o mesmo modelo, sendo realizado pelo site do mec (https://sisu.mec.gov.br/#/) após a divulgação das notas do Enem.  

Para poder participar é preciso se enquadrar nas seguintes normas:  

  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, seja Impresso ou Digital; 
  • Obter nota na redação diferente de zero; 
  • Não ter participado do Enem na condição de “treineiro”. 

Classificação  

Já a classificação leva em consideração os seguintes critérios a depender do curso escolhido:  

  • Maior nota na redação; 
  • Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias; 
  • Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.