Prefeitura de Fortaleza SUSPENDE aulas presenciais em 2020; ensino remoto permanece

Com o anuncio, os alunos seguirão com o ensino remoto e o retorno das aulas presenciais acontecerá apenas em 2021, ainda sem data prevista. O Governador do estado havia divulgado que as aulas presenciais retornariam em Fortaleza a partir de 1º de outubro.

Prefeitura de Fortaleza SUSPENDE aulas presenciais em 2020; ensino remoto permanece
Prefeitura de Fortaleza SUSPENDE aulas presenciais em 2020; ensino remoto permanece. Imagem/Reprodução Google

A informação é sobre as escolas municipais, que conta com cerca de 142.630 alunos. A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, declarou que esses alunos prosseguirão com o ensino remoto e que os dados alcançados com esse tipo de ensino farão com que a continuidade seja possível.

Medidas

Para auxiliar os estudantes nesse momento de ensino remoto, a prefeitura vai entregar chips com pacote de dados para os professores.

Além disso, os alunos do 9º ano do fundamental e da Educação de Jovens e Adultos receberão tablets para acompanhar as aulas.

Os kits de alimentação, pagos com o dinheiro que seria destinado a merenda escolar também continuarão a serem distribuídos. As escolas ainda são responsáveis por notificar os responsáveis sobre local e hora da entrega dos kits.

Rede Privada

Enquanto que as aulas na rede municipal continuarão de forma remota, na rede particular elas já foram retomadas desde o início do mês.

Para a rede provada, o ensino deve ser oferecido de forma presencial, mas também remota e os pais decidem entre eles, como afirmou o governador do estado, Camilo Santana:

Com a obrigatoriedade das escolas oferecerem aos pais o ensino remoto e caberá aos pais por continuar remoto ou presencialmente, cumprindo todos os protocolos”, disse ele em coletiva de imprensa.

Novos ciclos

No mesmo momento em que foi anunciado que as aulas presenciais da rede municipal não retornariam, foi noticiado que novos ciclos de ensino podem ter aulas presenciais a partir de hoje, 1º:

  • 3º ano do ensino médio
  • 9º ano do ensino fundamental
  • Educação de jovens e adultos (EJA)
  • Educação profissionalizante
  • Primeiro e segundo anos do ensino fundamental

Medidas de Segurança

Algumas medidas precisam ser adotadas por essas escolas que estão autorizadas a retornas às suas atividades presenciais:

  • Limite de 35% de ocupação total do ambiente escolar;
  • Limite de 50% de alunos nas salas de aula;
  • Uso obrigatório de máscara;
  • Proibição de aglomerações;
  • Limpeza dos espaços;
  • Higienização das mãos, com álcool ou sabão liquido disponibilizados em espaços acessíveis a todos.

Quer saber mais sobre educação em todo o Brasil? Acompanhe a seção Carreiras do portal FDR e fique bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.