Ibovespa fecha a quarta-feira (30) subindo mas desempenho mensal é o pior desde março

O Ibovespa (IBOV) subiu 1,1% a 94.603 pontos na última sessão desta quarta-feira (30), em meio a dados econômicos positivos pelo mundo, alta das bolsas de Nova York e alívio nas preocupações relacionadas ao quadro fiscal do Brasil.

Ibovespa fecha a quarta-feira (30) subindo mas desempenho mensal é o pior desde março
Ibovespa fecha a quarta-feira (30) subindo mas desempenho mensal é o pior desde março (Imagem: Reprodução/Google)

Com o resultado, a bolsa terminou o mês de setembro com uma baixa de 4,8%, pior desempenho mensal desde março, e perda de 18,2% no ano. O volume financeiro da sessão somou R$ 24,4 bilhões de reais.

Cenários

No cenário nacional, o anúncio do novo programa social, Renda Cidadã, por membros do Governo Federal causou grande repercussão entre os investidores brasileiros.

Na proposta apresentada pelo governo Bolsonaro, o Renda Cidadã viria substituir o Bolsa Família, sendo bancado por recursos que deveriam ser destinados a pagamentos de precatórios e ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Porém, na tarde desta quarta (30), o ministro da economia Paulo Guedes bateu o martelo e afirmou que o governo não utilizará dinheiro de precatórios para financiar o novo programa social.

O desempenho da bolsa de valores de Nova Iorque, a Wall Street tranquilizou o mercado norte-americano, ao indicar uma recuperação econômica do país, além da esperança relacionada à aprovação de novos estímulos.

Ainda no cenário externo, os investidores avaliam com cautela o confronto confuso entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e seu rival nas eleições, o democrata Joe Biden, que ocorreu nesta terça (29).

Em meio à tudo isso, o Reino Unido divulgou 7.143 novos casos de coronavírus no dia de ontem, sendo o maior registro até agora e a Alemanha já demonstra-se decidida a novas restrições para deter a disseminação do vírus no país.

Destaques

A Csn (CSNA3) subiu 7,7% devido a alta no preço do minério de ferro. A Vale (VALE) avançou 1,3%. Já a Raia Drogasil (RADL3) subiu 6,8% com a aceleração do comércio eletrônico. Petrobras (PETR4) e Petrobras (PETR3) saltaram 1,55% e 0,8% respectivamente, após a retomada do julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a venda de refinarias da empresa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!