IR: Quinto lote de restituição do Imposto de Renda é pago hoje (30) pela Receita

De acordo com a Receita Federal, hoje (30) será pago o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O número de pessoas contempladas será de 3.199.567 contribuintes. O valor total de restituições é equivalente a R$ 4,3 bilhões.

Quinto lote de restituição do Imposto de Renda é pago hoje (30) pela Receita
Quinto lote de restituição do Imposto de Renda é pago hoje (30) pela Receita (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Entre os contribuintes prioritários da parcela total, há 7.761 cidadãos idosos acima de 80 anos, 44.982 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.685 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e outros 21.303 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O valor referente a esse grupo é de R$ 226.353.008,42. por outro lado, 3.120.836 são contribuintes não prioritários.

Um cuidado que o contribuinte deve tomar é para que as declarações não fiquem retidas na malha. De acordo com a Receita Federal, 33.288.672 declarações foram recebidas do IRPF 2020. No entanto, 910.996 tiveram o problema. O valor representa 2,74% da parcela total.

Para realizar a consulta para conferir se os dados estão corretos e não há nenhuma pendência, basta consultar o Extrato do Processamento da DIRPF, na parte do MEU IMPOSTO DE RENDA.

Em caso de pendências existentes, o contribuinte poderá corrigir a declaração, aguardar comunicado da Receita Federal ou apresentar virtualmente os comprovantes e documentos que indiquem os valores declarados.

Requerimento do valor

A quantia estará disponível no banco pelo prazo de um ano. Caso o tempo se esgote, a pessoa terá que fazer um requerimento pela internet, pelo Formulário Eletrônico, pelo Pedido de Pagamento de Restituição. Outra opção será pelo Portal e-CAC, na parte do Meu Imposto de Renda.

Caso tenha dado erro no crédito do valor, o contribuinte terá a opção de entrar em contato presencial por alguma agência do Banco do Brasil.

Além disso, poderá ligar para a Central de Atendimento para realizar o agendamento em poupança ou conta-corrente em qualquer banco. Os números disponíveis são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais locais) e 0800-729-0099 (exclusivo para deficientes auditivos).

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.