Cursinho pré vestibular no RJ pede doação de livros para projeto social

O Núcleo Independente Comunitário de Aprendizagem, mais conhecido como Nica Jacarezinho, está arrecadando livros cobrados nas provas de vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para os estudantes que pretendem realizar os exames previstos para os meses de fevereiro e abril do próximo ano. Essa é uma das dezenas de iniciativas do Nica, que ajuda os adolescentes.

Cursinho pré vestibular no RJ pede doação de livros para projeto social
Cursinho pré vestibular no RJ pede doação de livros para projeto social (Imagem: Reprodução / Google)

Os livros que serão cobrados na prova são: “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto; “1984”, de George Orwell; “Sonetos”, de Luís de Camões; e “Assim na terra como embaixo da terra”, de Ana Paula Maia.

Estas são obras clássicas da literatura brasileira e estrangeira e que são base para questões discursivas de língua portuguesa e literatura, podendo cair também na redação.

Depois que os estudantes lerem os livros e realizarem a prova da Uerj, as obras terão um novo destino. Elas serão encaminhadas em uma rede de apoio para que outros jovens possam ter acesso a literatura.

“Ter o livro físico é importante para que os alunos consigam absorver de fato a leitura. Poder tocar e folhear, sentir o livro, faz toda a diferença nesse processo de aprendizagem. A ideia é que sejam distribuídos kits, contendo os quatro livros, para cada um dos 35 alunos do projeto”, conta a coordenadora executiva e de comunicação do Nica, Bianca Peçanha, sobre a expectativa da ação.

A coordenadora explica que a Uerj é uma opção popular entre os estudantes que estão na fase de prestar vestibular.

Além de ser próxima a comunidade do Jacarézinho, é referência em políticas de assistência estudantil e inclusão social, sendo uma das pioneiras na adoção de políticas de ação afirmativa e oferta de bolsas de auxílio aos alunos.

Prova da Uerj

A prova da Uerj é divida em duas etapas. A primeira tem previsão de acontecer no dia 21 de fevereiro do próximo ano. Serão 60 questões de múltipla escolha.

A parte discursiva fica para a segunda etapa, que tem previsão para ser aplicada em 18 de abril do mesmo ano.

Nesta fase, os candidatos ainda terão que fazer uma redação e resolver questões de conteúdos específicos de acordo com o curso escolhido no momento da inscrição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!