Prouni 2020: últimas oportunidades de conseguir sua bolsa integral

O processo seletivo para as vagas remanescentes do Prouni termina nessa quarta-feira, 30. Ao todo, foram oferecidas 900 mil bolsas de estudos.

Prouni 2020: últimas oportunidades de conseguir sua bolsa integral
Prouni 2020: últimas oportunidades de conseguir sua bolsa integral. Imagem/Reprodução Google

As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram preenchidas nas chamadas regulares que ocorreram ao longo do ano, ou seja, são bolsas que “restaram”.

O que é o Prouni?

É o programa governamental criado em 2004 que visa a inserção dos estudantes, sem diploma de nível superior, em instituições de ensino superior particulares por meio de bolsas de estudo.

Elas podem ser integrais ou parciais (50%), para cada uma delas há pré-requisitos estabelecidos pelo programa.

Pré-requisitos

De modo geral, quem pode participar é aquele estudante oriundo da escola pública ou que tenha cursado em instituição particular, mas como bolsista.

Também podem participar pessoas com deficiência (é preciso comprovar a deficiência) e professores da rede pública que estejam no quadro efetivo de profissionais da educação.

É preciso ter participado das edições do Enem, a partir do ano de 2010, para se candidatar às bolsas de estudo, não ter zerado a redação e ter média superior a 450 pontos.

Além das regras gerais, são estabelecidos requisitos específicos a cada tipo de bolsa. Para as integrais o estudante precisa comprovar que possui renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já na bolsa parcial o estudante deve ter renda por pessoa de até três salários mínimos.

Inscrições

Os estudantes que tiverem interesse em fazer parte do programa devem acessar o Site. Lá também é possível conferir as Faculdades que participam do programa e quais cursos são ofertados por elas.

Mesmo se tratando de instituições privadas, não há pagamento de taxa de inscrição, nem mesmo para às bolsas parciais.

Comprovando as informações prestadas

Fazer a inscrição é apenas parte do processo, isso não garante a bolsa, apenas manifesta o desejo de participar do programa.

Os estudantes precisam, dentro do prazo estabelecido, entregar nas instituições de ensino seus documentos comprobatórios das informações prestadas.

É importante que os estudantes saibam que o Governo Federal anunciou que não fará outra rodada de inscrições para bolsas remanescentes nesse ano de 2020.

Ou seja, os processos seletivos regulares já ocorreram, as chamadas já foram realizadas, essa é a última chance em 2020 de ingressar no ensino superior por meio do Prouni.

Acompanhe nossa editoria de Carreiras e saiba mais sobre o Prouni, Enem, SiSU, entre outros processos seletivos.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.