Caixa Tem: Veja o que fazer se o dinheiro sumir da sua conta

Conta digital da Caixa pode ser alvo para fraudes, fique atento. Para poder antecipar os pagamentos do auxílio emergencial e do FGTS, a Caixa Econômica Federal vem fazendo depósitos diretos no Caixa Tem. A plataforma está sendo acessada por milhares de brasileiros que precisam realizar transações bancárias de seus benefícios.

Caixa Tem: Veja o que fazer se o dinheiro sumir da sua conta (Imagem: Reprodução - Google)
Caixa Tem: Veja o que fazer se o dinheiro sumir da sua conta (Imagem: Reprodução – Google)

Se você teve seu valor tirado indevidamente, fique atento aos possíveis riscos e soluções. O Caixa Tem foi desenvolvido este ano, pela Caixa Econômica Federal, para poder antecipar o pagamento de benefícios emergenciais criados pelo coronavírus.

Atualmente, há duas transições sendo feitas: o auxílio emergencial e o saque emergencial do FGTS. Apesar de parecer seguro, há muitos relatos de retiradas financeiras sem autorização.

Desse modo, a Caixa solicita que os cidadãos fiquem atentos aos locais onde cadastram seus dados e também observem os meios de pagamentos que estão sendo feitos pela plataforma, podendo o usuário, sem saber, autorizar TEDs.

Transferência automática

Uma das funções do Caixa Tem são as transferências automáticas, normalmente elas estão sendo utilizadas pelos segurados que mensalmente pagam contas para um mesmo destinatário.

Ao salvar os números e registrar o TED automático, é importante que você fique atento ao valor e data para saber se estes condizem com o necessário. Há casos em que o cidadão envia quantias maiores e não consegue ter uma restituição.

O que fazer em caso de fraude

Já para quem foi vítima de golpe de fato, há recomendação imediata é ir até uma agência da Caixa. Nesse caso, há um protocolo de atendimento onde o correntista deverá preencher um formulário com a finalidade de coletar informações que ajudem a descobrir a origem da fraude.

A Caixa informa que não pode dar detalhamentos sobre esse procedimento para evitar facilitar sua violação. Dessa forma, o cidadão deve contatar diretamente a instituição e não recorrer a informações disponíveis na internet.

Dicas para evitar fraude

Há uma série de dicas, elaboradas pela Caixa, para que você não seja vitima de fraude:

  • não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber
  • desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”
  • usar apenas aplicativos e sites oficiais da Caixa ou do governo federal

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.