Veja quais os direitos do consumidor na Black Friday 2020

Atenção consumidor, datas da Black Friday são divulgadas e você deve ficar ciente de seus direitos para evitar cair em golpes. O maior final de semana de compras terá início no dia 27 de novembro e promete movimentar o mercado varejista em todo o território nacional. Mesmo com um cenário de crise econômica, as marcas estão preparando promoções exclusivas para incentivar a compra de seus clientes. Abaixo, confira algumas dicas para não ter prejuízo ou cair em fraudes.  

Veja quais os direitos do consumidor na Black Friday 2020 (Imagem: Google)
Veja quais os direitos do consumidor na Black Friday 2020 (Imagem: Google)

Black Friday é conhecida mundialmente por ofertar descontos absurdos nos mais variados setores econômicos. Eletrônicos, vestuário, produtos para casa, entre tantos outros, passam a ser vendidos por menos da metade do seu preço.

Mediante tamanha grandiosidade do evento, anualmente o Procon fica atento para reduzir o número de golpes e fraudes.  

Para garantir o direito do consumidor, o órgão disponibilizou uma lista com uma série de orientações que poderão ajudar o cliente a se preparar melhor antes de ir às compras. Confira:  

Direitos do consumidor na Black Friday 

O Procon relembra ainda que há uma série de direitos que devem ser observados mediante a validação legal prevista pelo Código de Defesa do Consumidor. Veja abaixo os principais: 

Se a compra for feita em uma loja física, você tem até 7 dias para devolver o produto em caso de arrependimento. Dessa forma, é possível troca-lo ou ter o dinheiro de volta. A contabilidade do tempo é feita a partir da data de entrega do item.  

Qualquer produto deve ter todas as informações corretas, claras e em língua portuguesa. Dessa forma, você consegue saber mais sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além das possibilidades de risco.  

Todos os produtos devem sinalizar o preço à vista e também o valor em caso de parcelamento pelo cartão de crédito, dessa forma você consegue monitorar as taxas aplicadas. 

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
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