Não foi incluído no 5º lote de restituição do IRPF? Saiba como destravar seu dinheiro

Caiu na malha fina do IRPF? A Receita Federal liberou a consulta do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física. Caso você não tenha recebido os valores nesse lote, pode significar que você caiu na malha fina. 

 Não foi incluído no 5º lote de restituição do IRPF? Saiba como destravar seu dinheiro
Não foi incluído no 5º lote de restituição do IRPF? Saiba como destravar seu dinheiro (Imagem: montagem FDR)

Isso pode acontecer caso você tenha emitido alguma informação, como, por exemplo, não incluiu os rendimentos de algum dependente. Ou ainda informou algum dado errado quando preencheu a declaração. 

Para conferir sua situação fiscal, basta acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Nele, é preciso informar seu CPF, código de acesso e senha.

Após realizar o login, no menu no esquerdo selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Dentro do quadro “Processamento”, clique em “Pendências de Malha”. Caso tenha alguma pendência, você será informado por aqui. 

Como consertar os erros da restituição?

Caso sua declaração esteja com alguma inconsistência ou apresentar falta de informações, é necessário realizar uma declaração retificadora com os dados necessários. 

A retificadora deve ser realizada o quanto antes você perceber os erros. Caso você seja convocado pela Receita Federal para prestar esclarecimentos, não há mais tempo de realizar alterações. 

Por outro lado, caso você tenha certeza de que não há erros em sua declaração, aguarde o chamado da Receita Federal. Assim, você pode prestar seus esclarecimentos junto ao órgão de controle fiscal. 

Para antecipar a convocação da Receita, basta acessar o processo de antecipação de análise de DIRPF retida em malha, pelo portal e-CAC. 

Clique na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Dentro do quadro “Processamento”, clique em “Antecipar Entrega de Documentos de Declaração em Malha” e siga as instruções.

Caso você seja intimado pela Receita Federal, siga o mesmo procedimento acima. E no quadro “Processamento”, clique em “Responder Intimação ou Notificação da Malha Fiscal”.

Restituição

Este é o quinto e último pagamento de restituição referente às declarações feitas em 2020. O repasse dos valores será em 30 de setembro. 

Este ano, o pagamento começou mais cedo e com um número menor de lotes. Antes, eram sete lotes. Agora, foram cinco. E o início dos repasses foi em maio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!