IPVA SP: Veja como parcelar débitos atrasados em 10x no boleto 

Desde a última quarta-feira (23), o valor atrasado do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, de 2019 ou de anos anteriores em São Paulo vai poder ser parcelado em até 10 vezes. A opção de pagamento será por boleto. 

IPVA SP: Veja como parcelar débitos atrasados em 10x no boleto 
IPVA SP: Veja como parcelar débitos atrasados em 10x no boleto (Imagem: reprodução Google)

A medida é uma ação da Procuradoria-Geral do Estado de SP, que é o órgão responsável pela cobrança dos impostos estaduais que estão inscritos em dívida ativa.

Com isso, é possível parcelar os valores em débito do IPVA do ano passado e de anos anteriores. Os acordo não cumpridos em outros parcelamentos vão poder ser refeitos. 

A expectativa do governo paulista é de que mais de 600 mil acordos sejam realizados entre os débitos de 2018 e 2019, e os IPVAs anteriores que já haviam sido parcelados. Somente no ano passado, foram realizados mais de 103 mil acordos de parcelamento no estado. 

O parcelamento do IPVA já ocorre em São Paulo desde 2018. Parte dos valores arrecadados vão para o município em que a placa do veículo está cadastrada.

Como parcelar o IPVA em São Paulo

O parcelamento do IPVA em São Paulo pode ser realizado por qualquer cidadão, mesmo que não seja o titular do veículo. 

Primeiro, é necessário realizar uma consulta de débitos no site da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. É preciso ter em mãos o número do documento do veículo. 

No site, clique em “Consultar débitos”. Feito isso, você conseguirá acessar no sistema as dívidas referentes ao veículo que podem ser parceladas. 

Logo após, clique na opção “Parcelamento”. Com isso, o sistema vai te encaminhar para uma outra página. Com a nova página aberta, você poderá escolher quais são as condições de pagamentos que ficam melhor para você. 

No fim do procedimento, você pode emitir o termo de adesão ao acordo e as guias de recolhimento do imposto. 

Os boletos são emitidos pelo próprio site e você pode realizar o pagamento pelo código de barras em agências bancárias ou lotéricas. 

Caso você tenha alguma dúvida sobre o procedimento ou sobre os valores, no próprio site há uma área com os manuais de parcelamento do IPVA. Se preferir, você pode ainda acessar o atendimento à população. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!