IRPF: ÚLTIMA parcela da restituição caí neste mês; saiba quem recebe 

Em 30 de setembro, a Receita Federal vai pagar a última restituição do Imposto de Renda 2020. O público-alvo que vai receber a restituição do IRPF são as pessoas que ainda não receberam nos outros quatro lotes devido a inconsistências, ou por terem declarado tardiamente. 

publicidade
Restituição IRPF: 5ª e ÚLTIMA parcela será paga neste mês; saiba quem recebe 
IRPF: ÚLTIMA parcela da restituição caí neste mês; saiba quem recebe  (Imagem: reprodução/Google)
publicidade

No total, já foram pagos quatro lotes até o final de agosto. A verificação dos valores pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo Pessoa Física, até uma semana antes do pagamento.

Segundo a Receita, o último grupo de devoluções vai receber os valores em 30 de setembro. Estão contemplados os contribuintes que realizaram suas declarações após 18 de junho, sem nenhuma pendências ou incorreções.

O primeiro lote foi pago em 29 de maio, o segundo em 30 de junho, e os outros vão sendo pagos no fim de cada mês até setembro. Anteriormente, os pagamentos se estendiam até dezembro.

Como consultar a restituição? 

Para conferir o lote da restituição é bem simples. Confira a seguir como realizar a consulta pelo site da Receita Federal. 

Após acessar o site, informe o CPF, data de nascimento e ano de exercício 2020. Digite os caracteres da imagem e aperte “Consultar”.

Se o contribuinte estiver no quinto lote, aparecerá a mensagem “Situação da restituição: creditada”. O sistema informará ainda os dados da conta cadastrada para o recebimento, assim como a data de pagamento: 30/09/2020.

O saque do valor restituído estará disponível a partir da data de depósito, na conta indicada pelo contribuinte em sua prestação de contas.

Se o valor não for creditado na conta na data, o contribuinte pode entrar em contato pessoalmente em uma agência do Banco do Brasil (BB).

No entanto, o contribuinte pode ainda ligar para a central de atendimento do BB para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Confira a seguir os telefones disponíveis. 

  • Telefone 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades) 
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)

Os valores ficam disponíveis no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição. 

Se preferir, pode acessar diretamente pelo e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

AvatarLucas Santos
Lucas Santos é jornalista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Cariacica e redação de notícias para o portal FDR. | Instagram @lucas.sanp | LinkedIn @lucassantospto