Jovem Talento CIEE: Programa prepara estudantes do ensino médio para mercado de trabalho

Um programa voltado para capacitação e oferta de estágio para estudantes do Ensino Médio foi lançado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), na expectativa de firmar novos 500 contratos mensais através desta oportunidade. O programa recebeu o nome de Jovem Talento CIEE e contempla os estados das regiões Norte, Nordeste (exceto Pernambuco), Centro-Oeste e o estado de São Paulo.

Jovem Talento CIEE: Programa prepara estudantes do ensino médio para mercado de trabalho
Jovem Talento CIEE: Programa prepara estudantes do ensino médio para mercado de trabalho (Imagem: Reprodução / Google)

Segundo um levantamento realizado pelo CIEE, cerca de 524 mil jovens do Ensino Médio e Técnico são elegíveis para o programa.

“A iniciativa representa a oferta direta de mais oportunidades para os jovens – faixa etária mais afetada pelo desemprego – e também combate a evasão escolar, já que para participar do programa será necessário estar matriculado em uma instituição de ensino”, disse o CIEE.

Empresas interessadas em oferecer as vagas do Jovem Talento CIEE devem entrar em contato com um consultor da sua região.

Ao todo, o programa exige uma carga horária diária de seis horas no formato de estágio, sendo uma dessas horas reservada exclusivamente para capacitação à distância na própria empresa.

Os cursos on-line oferecidos pelo programa são divididos nas áreas de Administração, Comércio e Varejo, Contabilidade e Finanças e Tecnologia, podendo ser adaptada às necessidades das empresas. As aulas ministradas somam 480 horas.

Acompanhamento dos gestores é diferencial no programa

“A evolução de cada estagiário será acompanhada por um gestor da empresa, e um tutor do CIEE estará disponível para auxiliar com dúvidas. Por sua vez, o estagiário também terá a possibilidade de avaliar o conteúdo dos cursos e de sua experiência na empresa”, disse o CIEE.

Humberto Casagrande, diretor presidente do CIEE, disse que o programa pretende auxiliar jovens vulneráveis que têm sofrido os efeitos da crise econômica, fruto da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

“Capacitação e oportunidades no mundo do trabalho são fatores que assombram há muitos anos os jovens brasileiros. Essa iniciativa é uma maneira de minimizar números de desalentados no nosso país, e, não só isso, será possível também combater a evasão escolar”, disse Casagrande.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA