INSS: Duas novas agências voltam a fazer perícia médica no Paraná

INSS volta a fazer atendimentos médicos no Paraná. Nessa quinta-feira (24), os moradores de Curitiba passaram a ter acesso as perícias ofertadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O serviço estava paralisado desde o mês de abril, mediante a chegada do novo coronavírus. Em outras cidades do estado, as atividades também foram retomadas, mas com um clima de tensão entre os cidadãos. 

INSS: Duas novas agências voltam a fazer perícia médica no Paraná (Imagem: Google)
INSS: Duas novas agências voltam a fazer perícia médica no Paraná (Imagem: Google)

No último dia 14, o INSS autorizou a reabertura de suas agências em todo o país. No entanto, a volta das perícias médicas foi um assunto polêmico tendo em vista as acusações de fraude nos processos de vigilância e precauções para com o covid-19.

Os peritos negaram voltar ao trabalho, afirmando que a decisão poderia resultar em uma crise sanitária. 

Para o INSS, o reforço de tal paralisação agravaria suas filas de espera para a concessão de benefícios e tornaria seu sistema ainda mais caótico. Para evitar tal cenário, deu-se início a um embate legal com a finalidade de garantir o retorno das perícias e demais exames. 

Médicos voltam gradativamente 

Até o momento, ao menos no Paraná, o retorno voltou a ocorrer. Agências de Curitiba e São José dos Pinhais receberam cerca de 14 peritos podendo retomar os atendimentos de forma lenta.

Na última quarta-feira (24), as mesmas unidades tiveram suas portas de entrada forçadas pelos cidadãos ao serem informados de que as consultas não estariam sendo realizadas.  

De acordo com o INSS, o estado está contando com 8 agências já fiscalizadas e aprovadas para receber os segurados sem grandes riscos de contaminação. Porém, destas, cinco ainda não reabriram as portas e permanecem sem previsão pois não foram vistoriadas por membros da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). 

Restrição de serviços 

Para quem for até uma agência, é preciso seguir as novas determinações. Só serão atendidos os segurados que fizerem um agendamento pela internet. Além disso, há uma quantidade diária de pessoas sendo examinadas e é preciso respeitar o tempo entre uma consulta e outra para realizar os procedimentos de higienização.  

Para poder fazer seu agendamento, basta acessar o Meu INSS ou pelo telefone 135. Por enquanto, estão sendo realizados serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional. 

Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuam sendo feitos remotamente. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA