INSS: Duas novas agências voltam a fazer perícia médica no Paraná

INSS volta a fazer atendimentos médicos no Paraná. Nessa quinta-feira (24), os moradores de Curitiba passaram a ter acesso as perícias ofertadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O serviço estava paralisado desde o mês de abril, mediante a chegada do novo coronavírus. Em outras cidades do estado, as atividades também foram retomadas, mas com um clima de tensão entre os cidadãos. 

INSS: Duas novas agências voltam a fazer perícia médica no Paraná (Imagem: Google)
INSS: Duas novas agências voltam a fazer perícia médica no Paraná (Imagem: Google)

No último dia 14, o INSS autorizou a reabertura de suas agências em todo o país. No entanto, a volta das perícias médicas foi um assunto polêmico tendo em vista as acusações de fraude nos processos de vigilância e precauções para com o covid-19.

Os peritos negaram voltar ao trabalho, afirmando que a decisão poderia resultar em uma crise sanitária. 

Para o INSS, o reforço de tal paralisação agravaria suas filas de espera para a concessão de benefícios e tornaria seu sistema ainda mais caótico. Para evitar tal cenário, deu-se início a um embate legal com a finalidade de garantir o retorno das perícias e demais exames. 

Médicos voltam gradativamente 

Até o momento, ao menos no Paraná, o retorno voltou a ocorrer. Agências de Curitiba e São José dos Pinhais receberam cerca de 14 peritos podendo retomar os atendimentos de forma lenta.

Na última quarta-feira (24), as mesmas unidades tiveram suas portas de entrada forçadas pelos cidadãos ao serem informados de que as consultas não estariam sendo realizadas.  

De acordo com o INSS, o estado está contando com 8 agências já fiscalizadas e aprovadas para receber os segurados sem grandes riscos de contaminação. Porém, destas, cinco ainda não reabriram as portas e permanecem sem previsão pois não foram vistoriadas por membros da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). 

Restrição de serviços 

Para quem for até uma agência, é preciso seguir as novas determinações. Só serão atendidos os segurados que fizerem um agendamento pela internet. Além disso, há uma quantidade diária de pessoas sendo examinadas e é preciso respeitar o tempo entre uma consulta e outra para realizar os procedimentos de higienização.  

Para poder fazer seu agendamento, basta acessar o Meu INSS ou pelo telefone 135. Por enquanto, estão sendo realizados serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional. 

Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuam sendo feitos remotamente. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.