Empreender: Os prós e contras em abrir seu próprio negócio ou uma nova franquia

A crise econômica e financeira atingiu boa parte da população devido ao isolamento social. Diante desse cenário, muitas pessoas começaram a trabalhar como empreendedores e micro empreendedores. Se você está querendo empreender e tem dúvida em abrir seu próprio negócio ou ter uma franquia, continue lendo esta matéria e decida o que é melhor para você!

publicidade
Empreender: Os prós e contras em abrir seu próprio negócio ou uma nova franquia
Empreender: Os prós e contras em abrir seu próprio negócio ou uma nova franquia (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

Abrir seu próprio negócio

Abrir seu próprio negócio tem as suas vantagens. Uma delas é poder desenvolver idéias inovadoras. É possível realizar uma boa análise do público-alvo e disponibilizar produtos conforme a necessidade dele. Quando se tem uma franquia, não há esta liberdade e tudo deve ser feito da maneira pré estabelecida.

Ao ter um negócio próprio, é possível a expansão com o passar do tempo. O que não acontece com as franquias, pois acabam limitadas à forma de operação do franqueador. Outra vantagem é poder decidir todos os aspectos da loja, como cores, utilização e decoração do espaço, conforme a sua personalidade.

Sendo dono do próprio negócio, você pode começar a expandir no mercado e quem sabe, até ter uma franquia no futuro.

Ter uma franquia

Ao investir em uma franquia, você também terá algumas vantagens. A franquia proporciona uma segurança maior, pois não é necessário que você realize teste nos produtos e nem precise gastar tanto com divulgações.

O franqueador cuida disso e permite que você consiga uma boa vantagem no mercado, diferente de quando você abre seu próprio negócio.

Quando a franquia escolhida está consolidada no mercado, os clientes conseguem reconhecer a marca e o produto/serviço que é oferecido, aumentando as chances de venda e rendendo uma boa margem de lucro.

Quem opta por trabalhar com uma franquia passa por treinamentos e recebe todo o suporte dos franqueadores para a padronização e implementação dos negócios. Durante os treinamentos, os funcionários do estabelecimento recebem todo os equipamentos necessários para desempenhar suas funções da melhor maneira.

Ao atuar em uma franquia é possível também, que se trabalhe com valores reduzidos, pois não há dificuldade no momento de negociação dos valores com o fornecedor. No início, a compra dos produtos podem ser em pouca quantidade.

AvatarGuilherme Moreira
Guilherme Moreira é formado em Criação e Produção Audiovisual pelo CBM (Centro Universitário Barão de Mauá). Atuou como roteirista, produtor e editor do SBT interior e na redação de blogs e sites informativos. Atualmente, trabalha como social media e redator do portal FDR. |  Instagram @guimemoreira