Ampliação do seguro desemprego com mais duas parcelas pode ser aprovada hoje (24)

Seguro desemprego poderá ganhar novas parcelas a depender da avaliação pública. Nesta quinta-feira (24), o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) irá se reunir para avaliar um projeto que almeja acrescentar mais dois salários para os trabalhadores demitidos sem justa causa. De acordo com os autores do texto, a validação tem como finalidade reduzir os impactos trabalhistas e econômicos do novo coronavírus.   

Ampliação do seguro desemprego com mais duas parcelas pode ser aprovada hoje (24)! (Imagem: Google)
Ampliação do seguro desemprego com mais duas parcelas pode ser aprovada hoje (24)! (Imagem: Google)

Com a chegada do covid-19 em todo o território nacional, mais de 13 milhões de pessoas tiveram seus contratos de trabalho suspensos mediante o fechamento ou redução de despesas das empresas.

Dessa forma, o número de solicitação do seguro desemprego foi ampliado, registrando uma média de 4 milhões de pedidos a mais em comparação com o ano passado.  

Diante da atual realidade, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) começou a avaliar a possibilidade de prorrogar o seguro desemprego para a classe.

O projeto poderia reduzir os impactos econômicos da pandemia e resguardar por mais tempo aqueles que tiveram sua renda totalmente cortada. 

Uma das justificativas em defesa da proposta é que o cenário nacional ainda é muito instável com a permanência da pandemia.

Dessa forma, as possibilidades de aceite em um novo emprego estão reduzidas o que reforça a necessidade de segurar os desempregados por um período mais longo.  

Resistência a ampliação 

Apesar da pauta ser vista como necessária, sua aprovação ainda está insegura tendo em vista a resistência de parte da bancada composta por representantes da CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT.

As centrais sindicais estão trabalhando a favor da validação, mas é necessário ainda a aceitação dos empregadores que não formalizaram uma opinião a respeito.  

Diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Júnior, alerta que a concessão do seguro-desemprego é necessária para os trabalhadores que “acessaram uma parte do seguro desemprego, em média quatro parcelas, mas agora essas parcelas acabaram e eles foram impedidos de acessar outros benefícios e medidas relacionadas à pandemia como o abono emergencial”, descreve, na coluna do Dieese no Jornal Brasil Atual.  

“Vamos entrar em um processo relacionado ao fim das medidas emergenciais na pandemia, em especial as relacionadas à redução da jornada e do salário com garantia de emprego. É bem provável que a gente assista a um aumento da taxa de desemprego e da demissão. O que de certo modo coloca em destaque a necessidade do seguro desemprego, que é base do sistema de proteção”, justificou Fausto. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.