Estão abertas as consultas ao 5º lote de restituições do IR; valores serão liberados dia 30

A partir de hoje (23), às 9 horas, a Receita Federal abriu as consultas ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF/2020). De acordo com nota divulgada, mais de R$ 4,3 bilhões serão distribuídos para 3.199.567 contribuintes. O pagamento será depositado no dia 30 de setembro.

Estão abertas as consultas ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda
Estão abertas as consultas ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Do valor total, R$ 226.353.008,42 se refere aos contribuintes com prioridade legal. 7.761 desses contribuintes são pessoas acima de 80 anos, 44.982 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.685 que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 21.303 que possuem fonte de renda majoritária provinda do magistério.

A parte restante dos contribuintes, as 3.120.836 pessoas contempladas, são os não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de setembro deste ano.

Acesso às consultas

Para quem tiver interesse em saber a situação de liberação da declaração, basta acessar o site da Receita Federal. Logo após, clique na opção do Portal e-CAC. Por fim, acesse a parte do Meu Imposto de Renda e confira se há algum dado errado para fazer as correções, por meio da entrega de declaração retificadora.

Pelo sistema, a pessoa saberá se foi aprovada para receber o valor semana que vem, se está na fila de restituição e aguardando para receber nos próximos meses ou ainda está em processamento.

Outra forma disponível de realizar a consulta das declarações do Imposto de Renda e a situação cadastral da inscrição no CPF, é por meio do aplicativo disponibilizado pelo órgão para os smartphones e tablets.

O valor ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Caso o contribuinte não tenha feito o resgate durante esse tempo, deverá  solicitar pela internet, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou pelo Portal e-CAC, na parte do Meu Imposto de Renda.

Por fim, caso a pessoa não tenha recebido o valor, ela poderá entrar em contato pessoalmente por alguma agência do Banco do Brasil. Além disso, poderá contatar para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança pela Central de Atendimento no número 4004-0001 (para as capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.