Cursos gratuitos no Paraná formam criadores de jogos, apps e sites  

As inscrições para os cursos gratuitos vão até quarta-feira, 23, e são destinadas aos estudantes das escolas estaduais do Paraná. Os cursos são oferecidos por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná e a plataforma Alura.

Cursos gratuitos no Paraná formam criadores de jogos, apps e sites  
Cursos gratuitos no Paraná formam criadores de jogos, apps e sites. (Imagem/Reprodução Google)

A iniciativa lançada por meio de Edital visa fornecer aos jovens formação na área de tecnologia. Ao todo serão 10 mil bolsas de estudo para estudantes do ensino médio e mil para professores.

O secretário da Educação do estado do Paraná, Renato Feder, destacou a importância dessa parceria.

“Essa parceria vai oferecer cursos de alta qualidade e que vão colocar nossos alunos em uma ótima posição profissional no futuro”, disse ele.

Conheça a Alura

A plataforma vem da Caelum (empresa responsável pela formação de mais de 38.800 pessoas na área de tecnologia). A Alura é uma plataforma de aprendizagem que foi criada em 2011. Ao todo, estão disponíveis 1.200 cursos online.

Os cursos da empresa custam em torno de R$ 1.200. Mas, com essa parceria com a Secretaria, eles são ofertados gratuitamente.

Inscrições

Os interessados, tanto estudantes quanto professores, em participar dos cursos devem seguir os passos:

  • Acessar o Portal
  • Acessar a aba de aluno ou de educador e criar uma conta
  • Feito isso, deve-se acessar o Site com o login gerado
  • Não será possível acessar o formulário de inscrição por outro e-mail que não seja conta @escola, gerada na etapa anterior.

As aulas devem começar em 1º de outubro e deve ir até fevereiro/março de 2021. Caso haja mais inscrição do que vagas disponíveis, quem primeiro se inscreveu terá prioridade.

Aquelas pessoas que não participarem ou não entregarem o desempenho esperado nos primeiros 15 dias serão retiradas do projeto dando lugar a outras que ficaram de fora inicialmente.

Curso

A duração é de seis meses, com 10 horas semanais no turno oposto ao que a pessoa estuda.

O encerramento do curso, previsto para fevereiro, será um evento online de compartilhamento do trabalho e das experiências vividas.

Cursos Ofertados

O projeto oferece formação em cinco áreas diferentes:

  • Programação Mobile;
  • Programação de Back-end;
  • Programação de Front-end;
  • Design & UX;
  • Data Science

Acompanhe a editoria Carreiras do portal fdr e fique por dentro dos cursos disponíveis em todo o Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.