Como conseguir 100% de bolsa pelo Prouni? Entenda aqui!

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal com a finalidade fornecer bolsa de estudo, parcial ou integral, em instituições particulares aos estudantes de todo o Brasil.

Como conseguir 100% de bolsa pelo Prouni? Entenda aqui!. Imagem/Reprodução Google
Como conseguir 100% de bolsa pelo Prouni? Entenda aqui! (Imagem/Reprodução Google)

O programa usa a nota do Enem como critério para selecionar os estudantes contemplados com as bolsas. Só de vagas remanescentes o Prouni 2020 ofereceu 90 mil bolsas de estudo.

Critérios para participar do Prouni

O primeiro requisito que o estudante deve atender é não possuir diploma de nível superior. Ele também precisa ter participado da última edição do Enem e não pode ter zerado a redação, nem ter alcançado média inferior a 450 pontos.

Conquiste uma bolsa integral

Para ter direito a bolsas integrais de estudo o estudante precisa atender a alguns critérios:

Calcule a renda familiar

Muito se fala em renda familiar bruta. Mas, você sabe fazer o cálculo para saber a sua? Para fazer o cálculo basta seguir nosso passo a passo:

O valor obtido é a renda bruta. Concursos, vestibulares e o Enem fazem uso dessa renda para oferecer isenção nas taxas de inscrição, cotas ou bolsas (como é o caso do Enem).

Inscrições

Independente do período, se no primeiro semestre ou no segundo, as inscrições são sempre virtuais e feitas pelo Site do Prouni.

Nele o candidato pode escolher duas opções de cursos e pode até mesmo trocar os cursos escolhidos enquanto o prazo de inscrição estiver aberto.

O candidato que for pré-selecionado deve ir até a instituição que escolheu estudar e entregar os documentos necessários, isso ainda não garante a vaga, é apenas uma forma de fazer uma comprovação das informações prestadas.

Após esse período a lista de candidatos aprovados é divulgada e então eles devem ir até a instituição realizar a matricula.

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile