CNH Social abre inscrições para novo processo seletivo em Goiás

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) está oferecendo 4.104 vagas para o programa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH Social) para quem se inscrever até o dia 18 de outubro deste ano. De acordo com o órgão, em apenas um dia, já foram mais de 17 mil inscritos.

CNH Social abre inscrições para novo processo seletivo em Goiás
CNH Social abre inscrições para novo processo seletivo em Goiás (Imagem: Reprodução / Google)

As vagas são para as modalidades Urbana, Rural ou Estudantil. Os candidatos devem se inscrever em apenas uma das alternativas. Essa primeira etapa do processo é totalmente on-line, através do site do Detran.

O programa contempla isenção de taxas para serviços como Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico.

Os exames toxicológicos e da junta médica voltado para pessoas com deficiência também se classificam na isenção caso o motorista apresente essa condição.

Como realizar a inscrição?

Os interessados devem acessar o site do Detran e clicar na aba “CNH Social”, que fica na parte superior da tela. Em seguida, deve escolher a opção “inscrições” e clicar na modalidade de interesse.

O usuário será redirecionado ao preenchimento dos campos obrigatórios. O processo é gratuito.

É preciso se atentar à escolha da categoria, pois cada uma tem uma série de requisitos específicos.

Para a modalidade estudantil, por exemplo, podem se candidatar jovens entre 18 e 25 anos que cursaram o Ensino Médio completo em instituições da rede pública estadual.

Para a modalidade urbana ou rural, também é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos, mas sem limite acima. É preciso estar inscrito e ativo no Cadastro Único (CadÚnico) do governo, ser alfabetizado e atender aos critérios estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Também é exigido que os candidatos não tenham infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média nos últimos 12 meses. Vale ressaltar que 5% das vagas são destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência.

O programa CNH Social já atende os estados do Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul e está em fase de implementação em Goiás e no Distrito Federal.