Atividade industrial cresce em agosto e recuperação do setor fica mais evidente

A atividade industrial brasileira retoma o patamar antes da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (22) pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) o mês de agosto registrou também um crescimento no número de empregos.

Atividade industrial cresce em agosto e recuperação do setor fica mais evidente
Atividade industrial cresce em agosto e recuperação do setor fica mais evidente (Imagem: Reprodução/Google)

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) apresentou uma alta de 71% no mês passado, 2 pontos percentuais acima do apurado em agosto de 2019. Próximo da linha divisória de 50 pontos, o indicador de UCI efetiva em relação ao usual está acima dos números registrados em agosto do ano passado.

Produção e contratações em alta

Pelo terceiro mês consecutivo, os índices de produção e do número de empregados mostram uma recuperação da atividade industrial. O indicador de agosto é o maior desde o início da série histórica mensal, em janeiro de 2011. A alta da produção acarretou uma alta de contratações.

O índice de aumento da produção alcançou 58,7 pontos em agosto. Resultados acima da linha de 50 pontos indicam crescimento referente ao mês anterior e uma alta da produção.

Já o índice do número de empregados chegou a 53,8 em agosto, demonstrando um significativo crescimento do emprego nas empresas industriais, comparado aos 50,9 pontos de julho.

Alta será mantida

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que os empresários tiveram um aumento das compras de matéria-prima, resultando mais contratações e que essa recuperação vista nos últimos meses aliado ao período mais favorável à atividade industrial, apontam que essa alta será mantida durante os próximos meses.

Números

Tal levantamento da atividade industrial realizado pela CNI contou com a participação de 1.880 empresas de pequeno, médio e grande porte entre os dias 1 a 14 de setembro.