Volta às aulas: Veja qual o plano de retomada do DF, Goiás e Mato Grosso 

Com a redução na queda de mortes e casos de covid-19 em diversos estados do Brasil, um dos assuntos mais discutido é a retomada das aulas nas instituições de ensino. Apesar da flexibilização do isolamento social, em diversos lugares o volta às aulas presenciais ainda não é uma realidade. 

Volta às aulas: Veja qual o plano de retomada do DF, Goiás e Mato Grosso 
Volta às aulas: Veja qual o plano de retomada do DF, Goiás e Mato Grosso  (Imagem: Reprodução/Google)

Após seis meses de suspensão das atividades escolares no Distrito Federal, as instituições de ensino particulares receberam autorização para reabertura na última segunda-feira (21). O retorno das aulas presenciais foi garantido por meio de uma briga judicial com o Governo. 

As escolas foram autorizadas a receber 50% dos alunos a partir do seguinte cronograma: 

  • Educação Infantil e Ensino Fundamental I – alunos do primeiro ao quinto ano – retornam às aulas em 21 de setembro; 
  • Ensino Fundamental II – alunos do sexto ao nono ano – retornam às escolas em 19 de outubro; 
  • E ensino médio e profissionalizante retornam para as instituições em 26 de outubro. 

De acordo com o Sindicato das Escolas Privadas, os professores estão sendo testados para covid-19 e as unidades de ensino têm que oferecer equipamentos de proteção individual, como máscaras, faceshield e luvas, por exemplo. 

Cada unidade é responsável pelo seu próprio cronograma. Nesse sentido, algumas unidades podem terminar o ano letivo somente em 2021. 

Algumas escolas, no entanto, optaram pelo ensino híbrido. Onde os alunos fazem parte dos estudos online, em casa, e a outra parte presencial. 

Sem previsão de retorno em Goiás

Em Goiás, as aulas presenciais não são uma realidade próxima. De acordo com o Governo do Estado, as unidades de ensino públicas e particulares ainda não estão autorizadas a retornar às aulas presenciais. 

No estado, a situação de emergência na saúde pública foi prorrogada por mais quatro meses em 10 de setembro, por consequência da pandemia. Com isso, diversos setores têm que manter as regras de limite de capacidade em estabelecimentos e evitar aglomerações. 

Volta às aulas em Mato Grosso

No Mato Grosso, não há previsão de retorno das atividades presenciais nas escolas da rede estadual de ensino.

A volta às aulas presenciais só será confirmada após o Governo certificar que há condições seguras nas escolas para os estudantes e professores. 

Em 3 de agosto, o Governo do Estado liberou às aulas de forma não-presencial para os alunos da rede estadual. São três opções para os estudantes:

  • acessar a plataforma feita pelo governo; 
  • baixar o aplicativo Teams; ou
  • para os alunos sem acesso à internet, são entregues apostilas impressas.

Confira mais informações sobre o retorno das atividades escolares no país por aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!