Perícia médica VOLTA a funcionar com 149 profissionais no INSS

Após semana de brigas, peritos do INSS voltam a atender presencialmente. Nessa segunda-feira (22), os profissionais de saúde do Instituto Nacional do Seguro Social retornaram as agências de todo o país para fazer os exames que garantem o acesso a benefícios como o auxílio doença. Dos 486 médicos, apenas 149 foram atender presencialmente.   

Perícia médica VOLTA a funcionar com 149 profissionais no INSS (Imagem: Google)
Perícia médica VOLTA a funcionar com 149 profissionais no INSS (Imagem: Google)

O retorno das perícias médicas do INSS vem sendo motivo de briga há dias. Quando anunciou a reabertura das agências, o órgão enfrentou uma certa resistência dos seus profissionais de saúde que alegaram não ter segurança para voltarem ao trabalho.  

Depois de meses com as portas fechadas, as unidades do INSS voltaram a funcionar na última segunda-feira (14), mas as perícias que aconteceriam no dia seguinte foram barradas pelos próprios profissionais.  

Ameaça de fraude 

De acordo com eles, o instituto teria fraudado os processos de fiscalização para poder reabrir as agências mais rápido. Um dos principais motivos seria a necessidade de agilizar as filas de atendimento e tentar reduzir o congestionamento de benefícios que estavam travados há meses pela falta do laudo médico.  

Diante das acusações, o INSS respondeu afirmando que as agências que estão com autorização para funcionar foram integralmente fiscalizadas e que a resistência para o retorno das atividades tratava-se de um movimento político e não de segurança pública.  

Novo normal no INSS 

Para os peritos considerados grupo de risco, o trabalho permanecerá sendo feito por acesso remoto. Já no caso dos cidadãos, é preciso, antes de comparecer a uma agência, realizar um agendamento pela central 135 ou pelo meu INSS. 

Só serão recebidos aqueles que apresentarem a comprovação do agendamento e nas unidades presenciais não há atendimento para dúvidas.

Leonardo Rolim, presidente do INSS, afirmou que o processo de reabertura deverá acontecer de forma gradativa, mas sempre priorizando a segurança de servidores e clientes.  

Atendimento online é mantido 

Para aqueles que desejarem resolver suas burocracias sem sair de casa, o INSS reforça que permanece com os portais de atendimentos digitais através do app ou pela central 135.

Os cidadãos, pela plataforma, conseguem solicitar e acompanhar o processo de aprovação de seus benefícios. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.