Pensando em contratar um seguro? Conheça os cuidados que devem ser tomados

A busca por seguro tem sido uma das soluções entre os brasileiros para a prevenção de possíveis prejuízos causados pela pandemia. Entre os seguros, estão o de desemprego, de morte, invalidez e doenças. No entanto, deve-se haver bastante cuidado para escolher a melhor seguradora. Confira algumas dicas do gestor de riscos financeiros, Yuri Utida, para não errar na hora da decisão.

Conheça os cuidados que devem ser tomados antes de contratar um seguro
Conheça os cuidados que devem ser tomados antes de contratar um seguro (Imagem: Reprodução/Google)

A fase da escolha é de extrema importância, pois pode evitar diversos problemas futuros e gastos desnecessários. “São diversos os tipos de seguro e de seguradoras, se a pessoa não verificar bem o que está sendo contratado, pode pagar por muito tempo e, quando mais precisar, não receber nenhum centavo”.

O especializa reforça o cuidado que deve ser feito antes de fechar um negócio. Deve-se haver muita pesquisa e procurar evitar consultores que estão mais focados em cumprir metas. “Uma pessoa leiga no assunto pode ser influenciada a fechar contratos que, no fim, vão apenas retirar o seu dinheiro e nunca o devolver”, afirma.

Seja transparente nas informações

De acordo com o Código Civil, nos artigos 768 e 769, o assegurado não terá direito ao seguro caso não tenha comunicado previamente sobre uma doença que teve um agravamento. Por isso, deve-se sempre comunicar as informações necessárias para não desperdiçar o dinheiro.

Cuidado com as proteções oferecidas

O especialista alerta sobre seguros que podem causar problemas, como o empresarial. Estes talvez cubram casos como invalidez e doenças, mas não em casos de doenças ocupacionais e de lesões desenvolvidas. “Empresas precisam ofertar um seguro para cumprir a lei e nem sempre oferecem a melhor cobertura ou a mais adequada”, alega.

“Ver que você vai receber 20 vezes o seu salário impressiona, de início, mas a verdade é que se você está incapacitado, doente, sem conseguir trabalhar em definitivo, este valor vai te proteger por cerca de um ano e meio, após isso não se tem mais nada”, afirma sobre os casos de invalidez.

Solicite a apólice

Como forma de saber quais são as proteções e garantias prometidas, Utida reforça a necessidade de pedir a apólice. Dessa forma, pode evitar problemas futuros com relação ao seguro empresarial.

“O melhor é não ficar dependente de seguros empresariais, e buscar um individual. Ele tem que ser vitalício, com taxas congeladas e de contrato unilateral, de forma que somente o cliente possa cancelá-lo e o benefício não possa ser negado”, relata

Confira a reputação da seguradora

Não se esqueça de conferir se os antigos clientes saíram satisfeitos dos serviços oferecidos pela seguradora em que está interessado. Confira a reputação no Reclame Aqui e se ela possui registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep).

“Seguradoras que, por mais que tenham muitas reclamações, tenham também alta taxa de respostas e de soluções demonstram preocupação em prestar um bom serviço e não deixar o cliente desamparado”, complementa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.