A busca por seguro tem sido uma das soluções entre os brasileiros para a prevenção de possíveis prejuízos causados pela pandemia. Entre os seguros, estão o de desemprego, de morte, invalidez e doenças. No entanto, deve-se haver bastante cuidado para escolher a melhor seguradora. Confira algumas dicas do gestor de riscos financeiros, Yuri Utida, para não errar na hora da decisão.
A fase da escolha é de extrema importância, pois pode evitar diversos problemas futuros e gastos desnecessários. “São diversos os tipos de seguro e de seguradoras, se a pessoa não verificar bem o que está sendo contratado, pode pagar por muito tempo e, quando mais precisar, não receber nenhum centavo”.
O especializa reforça o cuidado que deve ser feito antes de fechar um negócio. Deve-se haver muita pesquisa e procurar evitar consultores que estão mais focados em cumprir metas. “Uma pessoa leiga no assunto pode ser influenciada a fechar contratos que, no fim, vão apenas retirar o seu dinheiro e nunca o devolver”, afirma.
Seja transparente nas informações
De acordo com o Código Civil, nos artigos 768 e 769, o assegurado não terá direito ao seguro caso não tenha comunicado previamente sobre uma doença que teve um agravamento. Por isso, deve-se sempre comunicar as informações necessárias para não desperdiçar o dinheiro.
Cuidado com as proteções oferecidas
O especialista alerta sobre seguros que podem causar problemas, como o empresarial. Estes talvez cubram casos como invalidez e doenças, mas não em casos de doenças ocupacionais e de lesões desenvolvidas. “Empresas precisam ofertar um seguro para cumprir a lei e nem sempre oferecem a melhor cobertura ou a mais adequada”, alega.
“Ver que você vai receber 20 vezes o seu salário impressiona, de início, mas a verdade é que se você está incapacitado, doente, sem conseguir trabalhar em definitivo, este valor vai te proteger por cerca de um ano e meio, após isso não se tem mais nada”, afirma sobre os casos de invalidez.
Solicite a apólice
Como forma de saber quais são as proteções e garantias prometidas, Utida reforça a necessidade de pedir a apólice. Dessa forma, pode evitar problemas futuros com relação ao seguro empresarial.
“O melhor é não ficar dependente de seguros empresariais, e buscar um individual. Ele tem que ser vitalício, com taxas congeladas e de contrato unilateral, de forma que somente o cliente possa cancelá-lo e o benefício não possa ser negado”, relata
Confira a reputação da seguradora
Não se esqueça de conferir se os antigos clientes saíram satisfeitos dos serviços oferecidos pela seguradora em que está interessado. Confira a reputação no Reclame Aqui e se ela possui registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep).
“Seguradoras que, por mais que tenham muitas reclamações, tenham também alta taxa de respostas e de soluções demonstram preocupação em prestar um bom serviço e não deixar o cliente desamparado”, complementa.