Detran-SP cria programa para regularização de motofretistas no estado

Nesta segunda-feira (21), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou o lançamento do programa motofretista seguro. A ideia do projeto é regularizar os documentos e capacitar os profissionais por meio do Detran-SP.

Detran-SP cria programa para regularização de motofretistas no estado
Detran-SP cria programa para regularização de motofretistas no estado (Foto: Google)

Além disso, vão oferecer opções de crédito e financiamento para a categoria. O programa vai ser conduzido pelo Detran-SP e financiado com os recursos da multa.

De acordo com o governo estadual, a pandemia aumentou de forma expressiva o trabalho dos motofretistas com os serviços de entrega no estado. 

“Houve uma fortíssima adesão de novos usuários de motocicleta na qualidade de motofretista para prestar serviços de entrega, ajudando a população a ultrapassar esse período tão crítico e duro da pandemia. Nós temos um agradecimento a fazer a milhares de motofretistas que atuam na capital e em todo o estado”, explicou.

Esse programa tem como objetivo oferecer condições melhores e mais seguras de trabalho para os profissionais da área. 

O diretor-presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto, disse que “A cultura da educação de trânsito vai nortear nossas políticas com valorização, reconhecimento e investimento em fiscalização”.

Os motofretistas que desejam participar devem fazer a regularização da CNH e no site criado para essa finalidade.

Para participar da campanha, os profissionais precisam ter ao menos 21 anos e exercer atividade remunerada nesta área

As vantagens envolvem alguns benefícios na compra de itens de segurança e EPIs, que são equipamentos de proteção individual.

Os profissionais vão ter acesso a um crédito no Banco do Povo de até R$3 mil para fazer a compra de equipamentos. Já para a compra da motocicleta, o crédito pode ser de até R$8,1 mil.

As empresas podem oferecer as condições especiais para a realização de financiamentos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Lucy Montoro, 57% das vítimas de trânsito com sequelas no estado são motociclistas e o total de acidentes com motos é quatro vezes maior do que o de carros em São Paulo.

Medidas do programa

Estão previstas no programa do governo do estado as seguintes oportunidades:

  • Cursos de reciclagem gratuitos;
  • Descontos e financiamento para compra de equipamentos e proteção;
  • Regularização de documentos;
  • Auxílio na obtenção de linhas especiais de crédito para troca de veículo ou compra de novos equipamentos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.