Comércio registra segunda maior alta do ano em agosto; resultado sinaliza retomada

O indicador da Serasa Experian aponta que a atividade do comércio teve a quarta alta consecutiva no ano, sendo que o mês de agosto teve o segundo maior número de 2020. A expansão foi de 5,3% em relação a julho. O maior resultado no ano foi em junho, quando houve alta de 14,9%.

Atividade do comércio registra segunda maior alta do ano em agosto, com aumento de 5,3% em relação a julho
Atividade do comércio registra segunda maior alta do ano em agosto, com aumento de 5,3% em relação a julho (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Outro dado interessante é que, desde abril, a atividade do comércio teve a menor queda, no valor de 12%. De acordo com a empresa, apesar do número negativo, este dado representa a recuperação gradual do setor. Desde o início da pandemia do COVID-19, houve dificuldades para a recuperação da economia, por isso, o resultado representa alívio ao setor.

Luiz Rabi, da Serasa Experian, afirma que, após “bater o fundo do poço” no mês de abril, a economia e o varejo apresentam reação e indicam a retomada do comércio.

Como motivos que ajudaram nesta retomada dos negócios, estão “a redução da taxa de juros, as linhas de créditos disponíveis no mercado, a renegociação de dívida, o auxílio emergencial e a melhora na confiança do consumidor”. Além disso, Rabi destaca que “a abertura do comércio a partir de maio também foi importante para esse cenário”.

Crescimento por segmentos

Com relação à evolução dos segmentos entre os meses de julho e agosto, o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática subiu de 4,5% para 7,0%, sendo o setor com a maior alta. Logo após, o de material de construção teve subiu de 0,7% para 2,7% e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas aumentou de 4,7% para 5,6%.

Sobre a razão do aumento do setor de imóveis, eletroeletrônicos e informática, Rabi afirma que “se deve principalmente ao aumento do trabalho em home office, pois as pessoas estão investindo na troca de equipamentos para conseguirem trabalhar com qualidade e conforto”.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.