Vagas para Trainee: Bayer lança processo seletivo INÉDITO contratando apenas negros

As inscrições para o programa trainee da Bayer, exclusivo para profissionais negros, foram abertas na sexta-feira (18). A empresa química e farmacêutica alemã oferece 19 vagas voltadas para a valorização étnico racial e no desenvolvimento de carreira para posições de liderança.

Vagas para Trainee: Bayer lança processo seletivo INÉDITO contratando apenas negros
Vagas para Trainee: Bayer lança processo seletivo INÉDITO contratando apenas negros (Imagem: Reprodução/Google)

As inscrições vão até o dia 21 de outubro deste ano. As oportunidades são para São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.

Para se candidatar ao Programa Liderança Negro, os interessados devem ter graduação em nível superior ou tecnológico completa ou pós-graduação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020.

Segundo a organização, não há restrição de curso, já que os perfis serão selecionados de acordo com as necessidades de cada área.

O processo seletivo também não obriga conhecimento em língua estrangeira. A empresa oferece um auxílio para o candidato que precisa, de forma que todos passem por uma trilha de desenvolvimento. As inscrições devem ser feitas pela internet.

“Queremos trazer pessoas com alto potencial, resiliência e condições de se adaptar. Algumas restrições tradicionais não faziam sentido para esse objetivo e fizemos esforços para tirar essas amarras. Outras aprendizagens técnicas podem ser aprendidas dentro da companhia”, explica Maurício Rodrigues, vice-presidente de Finanças da Bayer Crop Science.

Ação dentro e fora da empresa

Ainda de acordo com Rodrigues, mais do que trazer novos profissionais para a empresa, houve um processo educacional com os trabalhadores que já compõem o quadro.

“Não adianta só trazer a pessoa para dentro da empresa, você precisa trabalhar para assegurar que o ambiente é inclusivo. E outro lado é o desenvolvimento das pessoas que contratarmos para termos equidade”, disse.

Atualmente, a Bayer trabalha com 430 estagiários no Brasil, sendo 120 negros. Segundo Elisabete Rello, líder de Recursos Humanos, trata-se de um investimento na inclusão.

“Queremos entender os valores e propósito que movem as pessoas, queremos ajudá-las a realizar suas aspirações, respeitando as experiências de vida. Queremos que o programa seja uma fonte valiosa de novos talentos, buscando conciliar necessidades dos negócios e expectativas das pessoas”, explicou.

Na divulgação do programa trainee, a Bayer optou por trazer os próprios profissionais para estampar a campanha, ao invés de modelos negros.