Agendou horário no INSS? Saiba quais CUIDADOS tomar no seu atendimento 

Após meses sem funcionar em razão da pandemia de coronavírus, as agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) retomaram os atendimentos presenciais na última segunda-feira (14). Para ser atendido em uma das unidades, no entanto, é necessário agendar o serviço e seguir um protocolo sanitário de prevenção à doença. 

Agências do INSS estão temporariamente fechadas! Veja previsão de retorno
Agendou horário no INSS? Saiba quais CUIDADOS tomar no seu atendimento (Imagem: reprodução Google)

De acordo com o INSS, em um primeiro instante os atendimentos serão em pouco mais de 500 das mais de 1,5 mil agências espalhadas pelo país. O Instituto reabriu as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. O horário de funcionamento é de 7h às 13h.

Só serão atendidas as pessoas que realizarem o agendamento prévio do atendimento. O intuito do INSS é de evitar aglomerações dentro e fora das agências.

O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS também pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações.

Só poderá entrar na agência quem estiver utilizando máscara de proteção facial. É necessário manter o distanciamento social dentro da unidade do instituto. 

Serviços disponíveis no INSS

Segundo o INSS, apenas uma parte dos serviços será oferecida presencialmente. Confira a seguir a lista. 

  • perícia médica;
  • avaliação social;
  • cumprimento de exigência;
  • justificação administrativa ou judicial; e
  • reabilitação profissional.

Os demais serviços como aposentadoria, pensão, salário maternidade, por exemplo, continuam sendo realizados remotamente pelo Meu INSS. 

Como agendar atendimento presencial?

Confira a seguir como agendar um horário utilizando o aplicativo ou a plataforma online Meu INSS.

  1. Acesse o site do Meu INSS ou aplicativo 

No site você verá alguns acessos rápidos, como serviços, agendar perícia e resultado de benefício por incapacidade.

2. Seus dados

A página principal do Meu INSS vai abrir pedindo para você entrar, se cadastrar ou se inscrever.

Existem também alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos. Caso você queira entrar com cadastro, clique em “cadastrar senha”;

3. Seus requerimentos

Após estar logado, irá carregar a tela de serviços do sistema. Então, você deve clicar em “Agendamentos/Solicitações” e abrirá uma página com todos os seus requerimentos. Vale lembrar que, se esse for seu primeiro acesso, não haverá requerimentos anteriores;

4. Escolha seu serviço

Agora vai aparecer uma lista grande de opções de atendimento no INSS. Em seguida, selecione qual o serviço solicitado;

5. Dados de contato

Agora, você deve conferir os seus dados e preencher suas informações de contato: celular, telefone fixo e e-mail. Verifique se está tudo certo e dê ok. Caso falte alguma informação de contato, preencha, pois elas são muito importantes.

Depois de tudo preenchido e enviado, pronto, em sua tela aparecerá a confirmação do agendamento solicitado. Fique atento para solicitar o serviço correto. Para acompanhar a solicitação, basta acompanhar o site ou aplicativo.

Agendar pelo aplicativo para celular

Após fazer o download do aplicativo, entre para realizar o login ou cadastro do beneficiários. 

Para fazer seu cadastro no portal, você precisará de: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu.

Também é preciso responder algumas perguntas sobre sua vida profissional. As perguntas servem para conferir sua identidade. Em seguida, escolha a modalidade de atendimento que deseja agendar.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!