Após meses sem funcionar em razão da pandemia de coronavírus, as agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) retomaram os atendimentos presenciais na última segunda-feira (14). Para ser atendido em uma das unidades, no entanto, é necessário agendar o serviço e seguir um protocolo sanitário de prevenção à doença.
De acordo com o INSS, em um primeiro instante os atendimentos serão em pouco mais de 500 das mais de 1,5 mil agências espalhadas pelo país. O Instituto reabriu as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. O horário de funcionamento é de 7h às 13h.
Só serão atendidas as pessoas que realizarem o agendamento prévio do atendimento. O intuito do INSS é de evitar aglomerações dentro e fora das agências.
O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS também pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações.
Só poderá entrar na agência quem estiver utilizando máscara de proteção facial. É necessário manter o distanciamento social dentro da unidade do instituto.
Serviços disponíveis no INSS
Segundo o INSS, apenas uma parte dos serviços será oferecida presencialmente. Confira a seguir a lista.
- perícia médica;
- avaliação social;
- cumprimento de exigência;
- justificação administrativa ou judicial; e
- reabilitação profissional.
Os demais serviços como aposentadoria, pensão, salário maternidade, por exemplo, continuam sendo realizados remotamente pelo Meu INSS.
Como agendar atendimento presencial?
Confira a seguir como agendar um horário utilizando o aplicativo ou a plataforma online Meu INSS.
- Acesse o site do Meu INSS ou aplicativo
No site você verá alguns acessos rápidos, como serviços, agendar perícia e resultado de benefício por incapacidade.
2. Seus dados
A página principal do Meu INSS vai abrir pedindo para você entrar, se cadastrar ou se inscrever.
Existem também alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos. Caso você queira entrar com cadastro, clique em “cadastrar senha”;
3. Seus requerimentos
Após estar logado, irá carregar a tela de serviços do sistema. Então, você deve clicar em “Agendamentos/Solicitações” e abrirá uma página com todos os seus requerimentos. Vale lembrar que, se esse for seu primeiro acesso, não haverá requerimentos anteriores;
4. Escolha seu serviço
Agora vai aparecer uma lista grande de opções de atendimento no INSS. Em seguida, selecione qual o serviço solicitado;
5. Dados de contato
Agora, você deve conferir os seus dados e preencher suas informações de contato: celular, telefone fixo e e-mail. Verifique se está tudo certo e dê ok. Caso falte alguma informação de contato, preencha, pois elas são muito importantes.
Depois de tudo preenchido e enviado, pronto, em sua tela aparecerá a confirmação do agendamento solicitado. Fique atento para solicitar o serviço correto. Para acompanhar a solicitação, basta acompanhar o site ou aplicativo.
Agendar pelo aplicativo para celular
Após fazer o download do aplicativo, entre para realizar o login ou cadastro do beneficiários.
Para fazer seu cadastro no portal, você precisará de: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu.
Também é preciso responder algumas perguntas sobre sua vida profissional. As perguntas servem para conferir sua identidade. Em seguida, escolha a modalidade de atendimento que deseja agendar.