Senai oferece formação GRATUITA em mecânica na Bahia; inscrições terminam hoje (18)

Jovens da Bahia ganham a oportunidade de se qualificar no mercado. Visando driblar os efeitos econômicos da pandemia, o Senai abriu seu processo seletivo para cursos gratuitos de especialização em Mecânico de Manutenção Florestal e Operador Florestal. Ao todo, estão sendo ofertadas 100 vagas na região de Teixeira de Freitas. Os interessados devem fazer suas inscrições pela internet, dentro do tempo estipulado.   

Senai oferece formação GRATUITA para mecânicos na Bahia; inscrições terminam hoje (17) (Imagem: Google)
Senai oferece formação GRATUITA para mecânicos na Bahia; inscrições terminam hoje (18) (Imagem: Google)

Os cursos de qualificação são uma ótima oportunidade para dar um reforço nos currículos e aumentar a chance de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Para os interessados pela área de mecânica, há duas opções disponíveis, ambas ofertadas pelo Senai: Mecânico de Manutenção Florestal e Operador Florestal.  

Como se inscrever nos cursos do Senai-BA

Para participar, é preciso fazer um cadastro online. Os interessados devem acessar o site www.florestal.senaiba.com.br, até sexta-feira (18), sinalizando o interesse.

Nesse caso, será preciso informar seus dados de identificação, número e e-mail para contato e algumas informações à respeito de sua trajetória de trabalho.  

É importante lembrar que, a aceitação para realizar o curso será feita mediante o número total de alunos matriculados.

Para o curso de Mecânico de Manutenção Florestal a turma contará com 100 pessoas. Já para o de Operador Florestal estão sendo aceitos 300 profissionais.  

Exigências para a candidatura 

Na hora de se inscrever, você deve ficar atento aos critérios para ocupar uma vaga. Para operador florestal, é preciso ter feito o ensino médio completo; ter no mínimo 18 anos até a data de inscrição do processo seletivo e apresentar uma carteira de habilitação nas categorias B, C ou D.  

Já para o curso de mecânico de manutenção florestal, as exigências solicitam a conclusão do ensino médio, também ter ao menos 18 anos até o dia da matricula, ter aprovação em um dos seguintes cursos de Qualificação ou de Aprendizagem Industrial Básica do SENAI: Manutenção Mecânica de Máquinas Florestais ou afins, Manutenção de Máquinas Agrícolas ou afins, e Manutenção de Máquinas Pesadas ou afins. Por fim, ter carteira de habilitação na categoria B, C ou D.  

A realização dos cursos está sendo feita em parceria com a empresa Suzano Celulose S/A e os profissionais poderão atuar na rede. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.