Receba o BPC sem perícia médica seguindo ESTAS regras

Pagamentos antecipados do auxílio doença e do BPC são prorrogados pelo INSS. Nessa semana, mediante a retomada conturbada das agências, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que irá manter os benefícios sem as avaliações médicas. A decisão tem como finalidade reduzir o número de pessoas e assim amenizar os atendimentos presenciais.   

Receba o BPC sem perícia médica até o fim do ano seguindo ESTAS regras (Imagem: Reprodução Google)
Receba o BPC sem perícia médica até o fim do ano seguindo ESTAS regras (Imagem: Reprodução Google)

O pagamento antecipado do INSS para benefícios que necessitavam de avaliação médica, como o BPC e o auxílio doença, deveria ser finalizado ainda no começo desse semestre.

No entanto, com a reabertura crítica das agências, o instituto optou por manter a determinação até o dia 31 de dezembro.  

Como ter acesso a liberação 

Dessa forma, os segurados poderão continuar recebendo seus benefícios sem precisarem de uma perícia médica realizada pelo próprio instituto.

Para isso, é preciso que o cidadão se consulte em um médico de sua preferência e envie, por e-mail, a avaliação para o INSS.  

O valor pago atualmente para quem recebe o auxílio doença é de R$ 1.045, equivalente ao salário mínimo.

Já no caso do BPC, o pagamento é de R$ 600 desde que haja a concessão do deficiente, BPC Idoso ou concessão de outra espécie de benefício que não pode ser acumulado. 

O texto publicado pelo INSS informou ainda que nos casos de indeferimento da antecipação, depois do retorno presencial da perícia médica, o órgão estará notificando o segurado para que ele cumpra o prazo de 30 dias e agende a sua consulta.  

Sobre o retorno das perícias

O INSS voltou a atender nas agências na última quarta-feira (16), mas nem todos os serviços estão sendo realizados. No caso das perícias médicas, a retomada estava prevista para o dia 17.

No entanto, os médicos se negaram a voltar ao serviço afirmando que a decisão não era segura e colocaria em risco a vida dos aposentados e pensionistas que são o maior grupo de risco por covid-19.

Muitos alegaram que o processo de reabertura estava sendo feito de forma incorreta, sem que houvesse uma real fiscalização nas unidades para garantir ações de distanciamento social e medidas de higienização. Desse modo, o INSS está tento rever a situação e o retorno das avaliações médicas ainda não pode ser previsto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.