ITA 2021: Quem pode se inscrever no vestibular da aeronáutica?

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) prorrogou as inscrições para o vestibular 2021, nesta quinta-feira (18). Candidatos que tiverem interesse em ingressar na instituição, que tem sede em São José dos Campos, em São Paulo, podem se inscrever até o dia 30 de setembro deste ano.

ITA 2021: Quem pode se inscrever no vestibular da aeronáutica?
ITA 2021: Quem pode se inscrever no vestibular da aeronáutica? (Imagem: Reprodução/Google)

A extensão no prazo é fruto da reclamação de estudantes que relataram dificuldades em pagar o boleto por causa do horário reduzido dos bancos.

Os bancos operam sob novas normas e horários neste período de pandemia do novo coronavírus. Ainda que as inscrições sigam até o dia 30 de setembro, o pagamento do boleto pode ser realizado até o dia 1º de outubro.

Ao todo, o vestibular 2021 oferece 150 vagas para ingressar no ITA, 25% a mais do que a edição em 2019. Todos os cursos são voltados para engenharias e 31 vagas são dedicadas à carreira militar.

Mesmo enfrentando problemas com o pagamento do boleto, o ITA registrou mais de 5,6 mil inscrições até o último balanço da instituição, realizado no dia 11 deste mês.

Assim como na edição anterior, o exame continua dividido em duas fases eliminatórias. A primeira conta com 60 questões objetivas, de múltipla escolha, e a segunda com 30 questões dissertativas e redação.

A primeira fase do exame está marcada para o dia 22 de novembro. Os aprovados para a segunda etapa realizam a prova nos dias 8 e 9 de dezembro, mas só saberão da aprovação no dia 27 de novembro. Para a segunda etapa, os candidatos serão submetidos a exames médicos.

Como de costume, a prova será aplicada em São José dos Campos, sede do ITA, mas também em outras 23 cidades, como em Salvador, Teresina, Vitória, Fortaleza, Recife, Belém e Belo Horizonte. Para participar, alguns pré-requisitos são obrigatórios, segundo o edital.

Entre eles, está que o candidato deve ser brasileiro nato, não completar 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2021 e ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio em 2020.

No ato da inscrição, o ITA solicita o número do CPF do candidato e preenchimento do requerimento de inscrição. No final, deve imprimir o boleto de R$ 150 e pagar no banco.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.