INSS: 4 serviços que VOLTAM a funcionar com reabertura das agências

O INSS retomou de forma gradual o atendimento presencial nas agências, nesta segunda-feira (17). O órgão disponibilizou apenas quatro serviços para o agendamento dos segurados. Saiba quais são.

INSS: 4 serviços que VOLTAM a funcionar com reabertura das agências
INSS: 4 serviços que VOLTAM a funcionar com reabertura das agências (Foto: Google)

Os serviços que estão disponíveis neste momento são: cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional e avaliação social.

Aqueles que comparecerem nas agências sem ter marcado hora, não serão atendidos, apenas serão orientados pelos servidores a fazer o seu agendamento pelo MEU INSS, ou pelo telefone 135.

O serviço que mais pressionou o órgão a retomar as suas atividades foi o cumprimento de exigências.

Atualmente, são 900 mil beneficiários que devem realizar o cumprimento de exigência, no qual o segurado deve enviar os documentos complementares para que seu pedido seja analisado.

A justificação administrativa é realizado nos casos em que os segurados precisam apresentar testemunhas, corrigir vínculos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), ou comprovar união estável e dependência econômica. 

Já os outros dois serviços são de reabilitação profissional e de avaliação social. Os segurados que precisam de perícia médica terão que esperar mais um pouco para poder realizar. 

Mesmo que o serviço tenha sido anunciado pelo INSS como um dos que estariam disponíveis na retomada, os médicos peritos não voltaram a suas atividades e não pretendem retornar.

Ontem (17), o vice-presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso Alves disse que o governo não ofereceu as condições adequadas para que os peritos voltassem as suas atividades.

A previdência disse em nota que aqueles que não foram trabalhar, sem justificativa, vai contar como falta e isso pode trazer o corte de ponto do servidor.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), suspendeu as perícias que estavam agendadas para os próximos dias, mas as datas ainda não foram definidas. 

O Instituto ainda não informou quando as perícias devem ser retomadas, mas destacou que a partir de agora, as inspeções nas agências serão realizadas em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

“Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades”.

De acordo com o presidente, Leonardo Rolim, nenhum dos segurados serão prejudicados por conta dessa suspensão.

Apesar disso, ele não informou se aqueles que já tinham horário marcado serão priorizados no momento de remarcar, mas disse que quando for realizar a nova perícia e o benefício for concedido, ele será retroativo da data do requerimento original.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!