Firjan Senai está com inscrições abertas para cursos gratuitos; 5 mil vagas disponíveis

Trabalhadores do Rio de Janeiro podem fazer cursos de qualificação gratuitos e sem sair de casa. A Firjan Senai acaba de liberar um novo edital ofertando mais de 4 mil vagas para atividades de especialização profissional. Os interessados devem se inscrever até o dia 27 de setembro e as atividades serão realizadas por acesso remoto. Para poder participar é preciso ter uma renda máxima de até R$ 1,5 salário mínimo.  

Firjan Senai está com inscrições abertas para cursos gratuitos; 5 mil vagas disponíveis (Imagem: Google)
Firjan Senai está com inscrições abertas para cursos gratuitos; 5 mil vagas disponíveis (Imagem: Google)

Se você está procurando por uma chance de atualizar seu currículo, fique atento. A Firjan Senai do Rio de Janeiro está selecionando profissionais para participar de seus cursos de capacitação.

Ao todo, serão ofertadas 4,631 vagas gratuitas para um total de 20 cursos. A carga horária varia entre 160h e 276h com início marcado para o dia 28 de setembro.  

Como participar 

Para poder se inscrever é preciso ter ao menos 18 anos e se enquadrar na faixa de renda já mencionada.

Os interessados têm até o dia 27 de setembro para se conectarem no site da Firjan Senai e sinalizarem o interesse. É preciso fornecer dados de identificação pessoal e meios para contato.  

A seleção não contará com provas e os escolhidos serão nomeados a partir de sua ordem de inscrição considerando o número de vagas disponível. Após essa triagem, a instituição irá conferir as documentações e se tudo estiver de acordo a matrícula é efetivada.  

Áreas de atuação 

Há oportunidades para as seguintes áreas: Eletricista Instalador Residencial, Assistente de Marketing Digital, Desenvolvedor de Aplicativo, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Auxiliar de Operações Logísticas e Editor de Projeto Visual Gráfico.  

Efeitos da pandemia incentivam a tecnologia  

Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, explicou que a realização dos cursos pela internet tem como finalidade fazer com que os trabalhadores se familiarizem com esse ambiente tecnológico que será cada vez mais utilizado por causa da pandemia.  

“Com a pandemia, muitas restrições foram impostas a pessoas e instituições, destacando a suspensão das aulas presenciais. Nesse contexto e com o foco na formação do aluno com a qualidade da Firjan SENAI, mergulhamos nos processos de aprendizagem e estruturamos oferta de cursos viáveis para desenvolvimento on-line, com a certeza de atender as necessidades da indústria e da sociedade em geral”, afirma Melo.  

Cursos de qualificação profissional do Firjan Senai 

  • Administrador de Banco de Dados;  
  • Almoxarife;  
  • Assistente de Controle de Qualidade;  
  • Assistente de Marketing Digital;  
  • Assistente de Moda – Desenvolvimento de Coleção;  
  • Assistente de Produção Industrial;  
  • Auxiliar de Operações Logística; 
  • Controlador e Programador de Produção EAD;  
  • Desenhista de Projetos Elétricos Indústrias;  
  • Desenvolvedor de Aplicativos;  
  • Editor de Projeto Visual Gráfico;  
  • Eletricista Instalador Industrial EAD;  
  • Eletricista de Automóveis EAD;  
  • Instalador e Reparador de Redes de Computadores;  
  • Mantenedor e Controler de Plantas Industriais;  
  • Mecânico de Manutenção de Equipamentos Hidropneumáticos;  
  • Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial EAD;  
  • Operador de Sistemas Computacionais em Rede;  
  • Pizzaiolo; 
  • Supervisor de Confecção. 

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.