Mesmo sem oferecer perícia médica, as agências do INSS de São Paulo reabriram ontem, quinta-feira (17). A retomada dos serviços presenciais foi autorizada pela Justiça na quarta-feira (16), porém, os médicos continuam recusando a volta.
O Instituto Nacional do Seguro Social retomou na última segunda-feira (14) os serviços presencias parados desde o início da pandemia de Covid-19. Foram quase seis meses de serviços apenas remotos.
Em São Paulo o retorno iniciou ontem, quinta-feira (17), após ter tido a reabertura na segunda-feira (14) suspensa a pedido do Sindicato dos Servidores da Previdência. 119 agências das 239 presentes no estado voltaram a oferecer atendimento presencial.
A ideia do Instituto é oferecer os serviços essencialmente presenciais, como:
- Perícia médica;
- Avaliação social;
- Cumprimento de exigências;
- Justificação administrativa ou judicial;
- Reabilitação profissional.
Porém, os médicos que devem realizar as perícias resolveram não voltar e afirmaram que apenas alguns foram aprovados na vistoria.
O INSS avisou aos segurados do cancelamento da perícia através dos canais de atendimento (aplicativo Meu INSS ou por SMS), porém, segundo o presidente do Instituto, Leonardo Rolim, nem todos receberam a notificação.
“Nós avisamos as pessoas que as perícias agendadas para hoje teriam que ser reagendadas, nem todos infelizmente conseguiram a tempo a informação. Nós mandamos por SMS, pelo Meu INSS e por e-mail, mas peço desculpa às pessoas que foram às agências e não conseguiram receber a informação a tempo ou não temos algum acesso a algum meio de comunicação com essas pessoas”, disse o presidente do INSS.
Após vistoria, foram aprovadas 26 agências. Veja abaixo as unidades com perícia disponível para agendamento:
- Glicério, Centro;
- Lapa, zona Oeste;
- Pinheiros, Zona Oeste;
- Santana, Zona Norte;
- Jabaquara, Zona Sul;
- Vila Mariana, Zona Sul;
- São Caetano do Sul;
- São Bernardo do Campo;
- Taboão da Serra.
Atendimento presencial no INSS
Para ser atendido em uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social é necessário realizar agendamento com horário marcado, através dos canais remotos, como o site do INSS, o aplicativo para smartphone Meu INSS e o telefone 135.
Dessa maneira, o objetivo é evitar aglomeração, por isso, o instituto pede que os segurados não cheguem às agências com muita antecipação ao horário marcado.
O atendimento está acontecendo com o número de servidores reduzido, das 7h às 13h. Além do uso obrigatório de máscara, o cidadão terá a temperatura medida e caso esteja menor que 37,5°C o atendimento poderá ser realizado, após a higienização das mãos com álcool em gel.