PIX: diminuição das taxas vai garantir mais dinheiro no bolso do empreendedor; Entenda

O Banco Central irá liberar a partir do dia 16 de novembro, o sistema PIX, um aplicativo para realizar pagamentos online instantaneamente. Ela possibilitará que pessoas e empresas possam realizar transações financeiras utilizando seus celulares a qualquer momento. Isso poderá aposentar o dinheiro em espécie, cartão de débito, TED e até boleto para fazer negócios. Saiba mais.

PIX: diminuição das taxas vai garantir mais dinheiro no bolso do empreendedor; Entenda
PIX: diminuição das taxas vai garantir mais dinheiro no bolso do empreendedor; Entenda (Foto:Google)

Ao isentar o usuário de certas taxas, pois as transferências entre pessoas físicas e entre clientes que utilizarem o aplicativo serão gratuitas, dá abertura para ele realizar novos investimentos. Com mais dinheiro sobrando, vários negócios podem ser concretizados.

Um exemplo disso é na venda de um produto ou serviço prestado, o dinheiro pode ser liquidado instantaneamente na conta corrente da sua empresa, sem precisar do pagamento de intermediários.

Para conseguir oferecer aos usuários essa nova forma de pagamento, a empresa precisa possuir uma conta em uma instituição financeira que esteja participando do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Bacen, como por exemplo, o BS2. No aplicativo é possível o recebimento de pagamentos via PIX, por meio do Internet Banking ou através de APIs.

“O que posso adiantar é que essa facilidade visa a trazer mais eficiência, por meio da reutilização do dinheiro no varejo e do aproveitamento dessa rede, e fomentar a competição, ampliando as opções e a capilaridade das instituições para ofertarem o saque”, explicou o presidente do Banco central Roberto Campos Neto.

Roberto segue e diz que além disso, o PIX tem potencial de reduzir ainda mais o custo logístico e operacional com a distribuição de numerário.

O PIX consegue atender também aos Participantes Indiretos, principalmente as e-wallets, que necessitam conectar suas contas transacionais ao sistema do Bacen. A plataforma é personalizável para a empresa contratante, que proporciona a segurança necessária para essas transações. 

A expectativa é que a plataforma consiga uma rápida adesão e irrestrita. Isto é esperado já que mais de 70% da população já possui no mínimo um celular.

O pedido de participação no PIX realizado por outras empresas que foram negadas pode ser feito uma segunda solicitação no dia 1º de dezembro deste ano, cumprindo os requisitos exigidos para se adequar aos requisitos dos participantes PIX.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!