Últimos dias para matrículas nos cursos de idiomas no IFMS em Campo Grande

Moradores do Mato Grosso do Sul ganham oportunidade de fazer especialização em letras. Nessa segunda-feira (14), o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) informou que está realizando a segunda chamada para aqueles que desejarem se matricular em seus cursos de idiomas. A seleção será referente ao segundo semestre de 2020 e os interessados deverão se matricular até esta quinta-feira (17).  

Últimos dias para matrículas nos cursos de idiomas no IFMS em Campo Grande (Foto: Google)
Últimos dias para matrículas nos cursos de idiomas no IFMS em Campo Grande (Foto: Google)

Se você deseja se aperfeiçoar em uma nova língua, fique atento. O IFMS está com vagas em aberto para seus cursos de idiomas.

As inscrições estão sendo feitas através do sistema de matrículas online do IFMS. Para se candidatar, é preciso apenas preencher o formulário online e anexar os documentos litados abaixo:  

  • requerimento de matrícula preenchido e assinado; 
  • documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso; 
  • documento oficial de identificação com foto 
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (brasileiros entre 19 e 45 anos completos ou a serem completados até 31 de dezembro); 
  • uma foto 3×4 recente; 
  • termo de ciência para solicitação de matrícula online (assinado pelo responsável legal), certidão de nascimento ou documento de guarda e tutela (se for o caso) e documento oficial com foto do responsável legal, no caso de candidato menor de 18 anos. 

Sobre a efetivação da matrícula 

Somente após a liberação dos resultados, prevista para a próxima semana, é que os candidatos irão efetivar suas matrículas. Nesse caso, o convocado deverá enviar um e-mail para o [email protected] entre os dias 23 e 25 deste mês.  

Começo das aulas sem previsão 

No que diz respeito ao calendário das atividades, com a pandemia do novo coronavírus, ainda não há uma previsão de retorno.

Avalia-se a possibilidade da execução remota, ou seja, pela internet, mas o centro de ensino ainda irá definir juntamente com os demais registros do calendário letivo deste segundo semestre.  

Sobre a seleção e distribuição de vagas 

Ao todo, estão sendo ofertadas 280 vagas para os seguintes cursos: Espanhol, Inglês e Libras.

Os aprovados serão remanejados entre os centros de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas para assistirem as aulas. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.