Nesta segunda-feira (14), foi divulgada a pesquisa do C6 Bank/Datafolha onde se analisou que em cada dez brasileiros, oito retomaram atividades cotidianas como por exemplo ir a bares e restaurantes, shoppings ou comércio de rua, parques ou praças, salões de beleza ou clínicas estéticas e o uso de transporte público.

publicidade
Retomada econômica: 80% dos brasileiros voltaram com suas atividades pré-pandemia
Retomada econômica: 80% dos brasileiros voltaram com suas atividades pré-pandemia (Foto: Google)
publicidade

Os números apontam que os brasileiros que optaram por flexibilizar a quarentena, 50% frequentaram shopping ou comércio de rua nos 15 dias antes da pesquisa, 24% estiveram em salões de beleza ou clínicas de estética, 21% foram em restaurantes ou lanchonetes e 16% visitaram parques ou praças.

Cerca de 54% entre os brasileiros pertencentes às classes A/B  compraram em lojas do comércio de rua ou foram ao shopping, deixando claro que a retomada das atividades se demonstra mais frequente entre pessoas que possuem renda alta e são mais escolarizados em comparação ao restante da população brasileira.

Pessoas com mais de 60 anos demonstraram na pesquisa que são os que menos realizam essas atividades. Neste grupo, apenas 32% compraram em comércio de rua, 7% frequentaram shoppings, 13% salão de beleza, 9% restaurante, bar ou lanchonete e 6% parques ou praças.

O estudo apontou também que 37% das pessoas que foram entrevistadas relataram um aumento nos gastos com atividades e compras fora de casa. Na região Sul, o índice diminui chegando a 24%. Porém, 31% dos brasileiros continuaram gastando o mesmo que gastavam antes da pandemia e 32% estão gastando menos.

Transporte Público

Nos transportes públicos 40% das pessoas que foram entrevistadas relataram um aumento no uso de meios alternativos ao transporte público que não tinham frequência em seu uso, como bicicleta e carro próprio. A pesquisa ainda mostra que 30% das pessoas usam transporte público nos 15 dias anteriores ao estudo, percentual abaixo das médias em comparação aos dados levantados antes da pandemia do novo coronavírus.

C6 Bank

O C6 Bank é um banco destinado a pessoas físicas e jurídicas. Não possui agências físicas, o C6 Bank disponibiliza produtos financeiros acessíveis para todos os clientes. Além de não cobrar taxas por produtos básicos, como manutenção de conta corrente, saques e transferências.

Giovanna Freitas é graduanda na Universidade Anhembi Morumbi (UAM), atualmente é redatora do portal FDR produzindo pautas sobre finanças.