Grandes grupos de educação disputam quem chega a marca de maior complexo do Brasil

Educação privada vira centro de disputa em âmbito nacional. Nessa semana, duas grandes marcas de faculdades particulares passaram a brigar pelo posto de maior conglomerado de ensino do país. De um lado, está o grupo Ser Educacional, com forte atuação no Norte e Nordeste. Do outro, a marca Yduqs (dona da Estácio), com propostas de mais de R$ 4 bilhões. Entenda.  

Grandes grupos de educação disputam quem chega a marca de maior complexo do Brasil (Imagem: Reprodução/Google)
Grandes grupos de educação disputam quem chega a marca de maior complexo do Brasil (Imagem: Reprodução/Google)

O mercado de educação privada sempre foi visto como uma ótima oportunidade de investimento. Dessa forma, ao longo dos últimos anos o país ganhou grandes grupos responsáveis por controlar parte significativa do ensino privado.

No momento, o setor está em disputa, pois as duas marcas citadas, ao comprarem a Rede Internacional da Universidades Laureate, poderão ganhar o titulo de maior grupo acadêmico do Brasil.  

A Laureate, referência em São Paulo, está entre os quatro primeiros no pódio de maior centro educacional. Dessa forma, o grupo Ser Educacional viu uma oportunidade de barganha para ocupar o primeiro lugar. Para isso, fez uma oferta de R$ 4 bilhões, visando obter todas as titularidades da marca. 

Na sequência, o grupo Yduqs, proprietário da rede Estácio que atua em todo o país, fez uma contra proposta com um valor ainda maior. Em menos de 24 horas deu início a uma disputa de poder para poder controlar o mercado de ensino superior privado.  

Para o grupo Ser Educacional, a vantagem em destaque é sua capacidade conquistar ainda mais espaço no mercado de São Paulo e demais regiões do Sul. “O maior mercado educacional do país deve ter uma recuperação econômica mais acelerada que outras regiões”, afirmou relatório da Levante Investimentos sobre a disputa. 

Já para a Yduqs, a justificativa utilizada foi a capacidade de promover uma transação de forte potencial entre gerações de valores diferentes administradas por ambas as marcas. “O Grupo Laureate se encontra em regiões de influência importantes para a Yduqs, tais como São Paulo e Sul do país”, afirma a nota. 

A Laureate vem sendo tão disputada pelas seguintes características: nomes de faculdades como Anhembi-Morumbi e FMU, conhecidas no mercado, e cursos como o de Medicina, que tem tíquete médio mais alto. 

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.