Até uma empresa chegar ao sucesso financeiro, certamente ela passará por momentos difíceis. Por conta isso, é importante a organização desde a fase inicial para saber lidar com os problemas. Uma opção para manter a saúde financeira é conseguir crédito. Se você está pensando em usar o empréstimo, confira como fazer da melhor forma.
Os créditos que trarão impacto positivo à empresa proporcionam fôlego ao caixa e fazem o negócio rodar de forma tranquila. Confira, a seguir, cinco dicas preparadas pela BizCapital, fintech que oferece serviços de empréstimo a pequenas e médias empresas, para te ajudar a conseguir crédito para o seu negócio e investimento:
- Realizar a organização financeira: Essa etapa é fundamental para a imagem da empresa diante do mercado. O planejamento e organização das contas é a base para que a empresa tenha condições de seguir os passos seguintes;
- Ter consistente gestão empresarial: Para manter o crescimento contínuo e saudável do seu negócio, é fundamental ter constância nas ações de planejamento;
- Definir objetivos e metas de crescimento: Essa definição clara dos objetivos no momento do empréstimo torna a ação mais efetiva, pois te fará solicitar somente a quantia necessária para o crescimento da empresa.
- Acompanhar os resultados: Como resultado, é preciso estar atento se os objetivos estão sendo realizados.
- Evitar a inadimplência: Como forma de manter a confiança do mercado, é imprescindível estar com as contas pagas em dia.
A importância da organização
Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital, destaca a importância da organização financeira e da boa gestão para a aprovação do crédito: “Quando o empreendedor conhece bem os números da sua empresa, ele sabe quais são os passos que pode dar ou não. E essas ações corroboram para a aprovação do crédito”.
“O principal erro das empresas é buscar crédito quando já está estrangulada. Pensar nessa solução para tapar buraco não é construtivo. Por isso, sempre falamos da importância de manter as contas organizadas”, alega.
Sobre o capital de giro, por exemplo, ele afirma que “ajuda o negócio a garantir o estoque, fazer uma reforma, comprar um equipamento. Estamos falando de propósitos bem definidos para o valor do empréstimo. Todas essas ações tem por objetivo fazer a empresa crescer de alguma forma”.