Concurso da Polícia Civil do DF: Governo SUSPENDE realização da prova neste ano

Com remunerações iniciais de 8.698,78, o processo seletivo da Polícia Civil do DF acaba de ser adiado. As provas aconteceriam em 17 e 18 de outubro de 2020, com o adiamento ainda não há previsão de nova data. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial de hoje, terça-feira, 15.

Concurso da Policia Civil do DF: Governo SUSPENDE realização da prova neste ano
Concurso da Policia Civil do DF: Governo SUSPENDE realização da prova neste ano. Imagem/Reprodução Google

O adiamento é mais um reflexo da pandemia, isso porque a preocupação da diretora da Escola Superior da Polícia Civil do Distrito Federal, Gláucia Cristina da Silva, é com aquelas pessoas que viajariam para realizar as provas.

Concordando com Gláucia, o diretor-geral da PCDF, o delegado Robson Cândido, ressaltou que a decisão pelo adiamento não foi tomada isoladamente, mas sim em conjunto ao analisarem o contexto geral.

“em conversa com os organizadores do concurso, decidimos suspender as provas, sem prazo para a remarcação, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Tão logo haja soluções para a questão sanitária, a nova data será informada”, disse Cândido.

Concurso para a Polícia Civil

Ao todo, o concurso visa contratar 600 pessoas imediatamente, e gerar um cadastro de reservas com outras 1.200. Os cargos oferecidos são de agente de polícia e escrivão de polícia.

O concurso é composto de sete fases:

  • Prova objetiva,
  • Prova discursiva,
  • Exame biométrico e avaliação médica,
  • Teste de aptidão física,
  • Avaliação psicológica,
  • Sindicância de vida pregressa
  • Curso de formação profissional.

Pronunciamento sobre a suspensão

A nota apresentada no portal da CEBRASPE, organizadora do concurso, não apresenta novas datas, mas descreve bem os motivos do adiamento.

 “A Diretora da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o substancial quantitativo de candidatos oriundos de outras unidades da Federação inscritos para o concurso público para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva no cargo de Agente de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal, bem como levando-se em consideração que a curva epidemiológica do vírus Covid-19 ainda demanda cuidados no Distrito Federal, torna pública a suspensão da aplicação das provas objetivas e da prova discursiva, prevista para o dia 18 de outubro de 2020, nos termos do Anexo I do Edital nº 1 – PCDF – Agente, de 30 de junho de 2020, publicado no DODF nº 122, de 1 de julho de 2020, com vistas à proteção da saúde pública”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.