Veja como usar a nota do ENEM para ingressar na UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é destaque nacional e internacional, sendo a 18ª no Top 2000 Universities. Isso faz com que muitos estudantes foquem em ingressar nela. O uso da nota do Enem é uma das alternativas para essas pessoas.

Veja como usar a nota do ENEM para ingressar na UFCG
Veja como usar a nota do ENEM para ingressar na UFCG (Imagem/Reprodução Google)

Desde 2015 a UFCG utiliza o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) como forma ingresso ao ensino superior.

Ao longo do ano a instituição participa das duas edições do programa. O requisito mínimo que a Universidade exige dos participantes é ter alcançado, ao menos, 400 pontos na última edição do Enem.

UFCG, ENEM e Cotas

A Lei nº 12.711 determina que 50% das vagas dos cursos seja destinada as cotas. Dentro dessa porcentagem encontra-se contas diversas (estudantes de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência).

Quando o processo seletivo do SiSU é divulgado, também é divulgada a quantia de vagas destinadas a cada cota. Assim, o estudante pode escolher a alternativa em que se encaixa.

Na UFCG são oferecidas vagas pelo SiSU nos campus de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé, na Paraíba.

No entanto, a instituição não aceita o ingresso pelo programa para todos os cursos. Para os cursos de Educação do Campo, Letras-Libras e Música há a realização do vestibular.

Ingressando pelo SiSU na UFCG

A candidatura é feita virtualmente, no site próprio do SiSU, lá o candidato tem acesso a todos os cursos oferecidos, quantidade de vagas, número de cotas disponíveis, nota de corte, entre outras informações.

As seleções acontecem duas vezes ao ano, no início de cada semestre, ou seja, janeiro e final de junho ou início de julho.

O sistema permite que o candidato escolha dois cursos. E, enquanto o prazo durar, ele pode trocar de curso, ou de instituição.

O SISU realiza apenas uma chamada em seu site oficial em cada processo, as demais chamadas são realizadas pela própria instituição após o estudante se inscrever na lista de espera.

É importante que os estudantes interessados em ingressar na Universidade Federal de Campina Grande fiquem de olho no site da Instituição e também no site do SiSU  .

Isso porque, com a alteração das datas de aplicação das provas do ENEM 2020, as datas comumente utilizadas para a inscrição no processo seletivo também deve m sofrer alteração.

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.