Sucesso financeiro: Como alcançar? Autocontrole é fundamental para crescimento

O autocontrole pode ser benéfico em vários momentos da vida. Seja na hora de alimentar, seja na hora de tomar decisões interpessoais, por exemplo. Esta ação proporciona maior saúde mental e qualidade de vida. Assim como nessas situações, na área financeira não é diferente. Descubra a seguir como conseguir maior autocontrole financeiro.

Descubra como conseguir mais controle financeiro durante a vida
Descubra como conseguir mais autocontrole financeiro durante a vida (Imagem: Reprodução/Google)

Na área econômica, o autocontrole ajuda a pessoa a executar as metas financeiras estabelecidas previamente. Confira os 5 pilares, criado pelo Infomoney,  para te ajudar a ter mais sucesso:

Primeiramente, será importante estabelecer um objetivo especifico a ser alcançado, sendo uma meta por vez.

Logo após, é necessário ter motivação para cumprir com o propósito. Como forma de saber como está o andamento da meta, busque monitorar diariamente ou semanalmente como estão os objetivos.

Em seguida, não se esqueça de ter a mente fixa no merecimento, no sentido de que os esforços valerão a pena no final. Por fim, tenha mecanismos para evitar o descontrole. Ou seja, evitar gatilhos e antecipar situações negativas que podem desviar da meta inicial.

8 características de pessoas que possuem controle financeiro

Da mesma forma que precisamos exercitar o corpo, precisamos treinar a mente para tomarmos as melhores decisões, inclusive na área de investimentos e econômica em geral. Segundo a revista Inc. é possível ter maior saúde financeira por meio desses passos:

  • Criação de orçamento: saber o quanto a pessoa ganha e o quanto pode gastar. Por meio dele é possível controlar de forma consciente os gastos e por meio de dados concretos.
  • Ter riscos calculados: envolve o cálculo de onde se pode ter o equilíbrio e ganho financeiro com o menor risco possível.
  • Evitar comparações: A comparação pode criar a auto sabotagem. Por isso, o único foco deve ser o próprio caminho a ser trilhado.
  • Separar o dinheiro herdado da fortuna conquistada: Independente do saldo bancário, a pessoa foca apenas no dinheiro que está sendo feito e não no patrimônio total.
  • Ter posses, mas não ser obcecado: Significa ser despreocupado em expor e coletar aquilo que possui.
  •  Hábitos financeiros de acordo com os valores: Apenas realizar as ações em que fortaleçam o que tem de real valor, como suas crenças e a família.
  • Evitar auto gratificação: Evitar justificar as compras por se sentir merecedora da compra, pois isso pode acarretar em compras por impulso. Dessa forma, esperam o momento certo para a compra.
  • Possuir um propósito: As pessoas mentalmente forte possuem um propósito de vida bem definido, como deixar um legado ou ajudar os mais necessitados.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.